Plano Nacional de Leitura
Introdução
O Plano Nacional de Leitura é uma iniciativa do Governo, da responsabilidade do Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares.
Este Plano, elege como público-alvo prioritário e para uma primeira fase, a decorrer durante cinco anos, as crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar e as que frequentam o Ensino Básico, em particular os primeiros seis anos de escolaridade.
Destina-se a criar condições para que os portugueses possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida, possam interpretar a informação disponibilizada pela comunicação social, aceder aos conhecimentos da Ciência e desfrutar as grandes obras da Literatura.
Objetivos/Linhas de estratégias
O Plano Nacional de Leitura visa os seguintes objectivos:
- · Individual e de progresso nacional;
- · Criar um ambiente social favorável à leitura;
- · Inventar e valorizar práticas pedagógicas e outras actividades que estimulem o prazer de ler entre crianças, jovens a adultos;
- · Criar instrumentos que permitam definir metas cada vez mais precisas para o desenvolvimento da leitura;
- · Promover a leitura, assumindo-a como factor de desenvolvimento
- · Enriquecer as competências dos factores sociais, desenvolvendo a acção de professores e de mediadores leitura, formais e informais;
- · Consolidar e ampliar o Papel de Bibliotecas Públicas e da Rede de Bibliotecas Escolares no desenvolvimento de hábitos de leitura;
- · Atingir resultados gradualmente mais favoráveis em estudos nacionais e internacionais de avaliação de literacia.
Um Plano que assuma o desenvolvimento da leitura como uma prioridade política e um desígnio nacional deverá desdobrar-se em várias linhas estratégicas:
- · Alargar e diversificar as acções promotoras de leitura em contexto escolar, na família e em outros contextos sociais;
- · Contribuir para criar um ambiente social favorável à leitura;
- · Assegurar formação e instrumentos de apoio;
- · Inventariar e optimizar recursos e competências;
- · Criar e manter um sistema de informação e avaliação.
Obras destinadas à leitura orientada na sala de aula
As listas de livros recomendados para leitura orientada na sala de aula foram organizadas por graus de dificuldade.
No 1º ciclo devemos proporcionar aos alunos o contacto com grande diversidade de obras para que estes conheçam ao longo do ano vários autores, vários estilos, muitos temas e ilustradores diferentes. Para o êxito deste Plano é indispensável que as actividades de leitura se ajustem às características da turma (interesses dos alunos, competência de leitura, leituras anteriores, etc.).
Na época actual a maioria das crianças não tem oportunidade de ouvir contar histórias no seio familiar. Cabe à escola assegurar que não lhes falte essa experiência tão enriquecedora e tão importante para a aprendizagem.
O texto dramático promove o contacto com uma forma de expressão escrita que os alunos encontram menos frequentemente, que dificilmente os atrai para a leitura autónoma, mas que, afinal, se torna muito apelativo quando lido na aula, pelo facto de reproduzir o discurso oral.
A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade permitem uma descoberta progressiva dos cambiantes, da riqueza das potencialidades da linguagem escrita. Essa descoberta, tão decisiva para a formação do indivíduo, adquire assim um carácter lúdico. Brincar com os sons, descobrir ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra são actividades de adesão imediata que podem e devem ser introduzidas no universo infantil antes da alfabetização, pois constituem uma excelente forma de preparação para a aprendizagem da leitura e da escrita.
A leitura de livros informativos é uma actividade que exige bastante treino orientado, pois pesquisar e adquirir informação nova envolve operações cognitivas e complexas.
ACTIVIDADES DESTINADAS À LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA
A partir de certa idade, a maioria dos alunos deseja ser surpreendida, gosta de fazer descobertas, aborrece-se ou desmobiliza ao repisar o que já sabe.
Para que a leitura de histórias tenha efeitos positivos, devemos ter em conta:
- · que os alunos compreendam e adiram afectivamente ao enredo;
- · se interessem pelas situações vividas pelas personagens
- · estejam também interessados em debater as questões que o texto levanta.
Realizaremos actividades variadas e atractivas, tais como:
- · Treino de reconto oral
- · Dramatizações
- · Ilustrações individualmente ou em grupo
- · Ilustração das cenas preferidas
- · Dramatização de cenas eleitas
- · Trabalhos multidisciplinares envolvendo outras áreas (Expressão Plástica, Música, Dança, TIC, etc.)
- · A turma do 3º conta a história a outra turma (1º)
- · Cada aluno escolhe o momento preferido e conta-o em pormenor acrescentando o que quiser
- · Memorização/récita
- · Dramatização/canções
- · Criar composições musicais
- Histórias a serem exploradas:
- (estas obras do PNL serão aplicadas para o 1.º ano, e 3º anos. No entanto, cada uma delas será trabalhada de acordo com os anos de escolaridade que a turma possui, isto é com guiões de leitura adaptados.)
Já foram abordadas algumas obras, que podem ver os seus trabalhos no site em cima mencionado.
- A adivinha da semana (Adivinhas baseadas em livros do Plano Nacional Leitura) A adivinha faz parte do Património cultural, todas as semanas é lançada uma nova adivinha para as turmas da EB1 de Fontainhas. No final será premiado o melhor aluno ( o que acerta mais vezes a adivinha) . Esta é mais uma iniciativa que faz parte do Projeto. A Turma faz ainda o tratamento estatístico e analisa os resultados dos vários intervenientes da escola.
Algumas obras os alunos escolherão o tema, de acordo com a motivação e os assuntos abordados, na sala de aula. O professor deve ir ao encontro do aluno e não o contrário, porque o ensino não deve ser “um venha a mim”. Deveremos caminhar sempre ao encontro do aluno, aquilo que ele quer aprender e trazê-lo para o mundo do saber, da curiosidade e da descoberta.
Projeto: “A hora do conto”
Alguns contos da biblioteca digital online serão contados aos alunos e trabalhados pela turma, uma vez por semana. Dependendo da participação dos pais, poderão ser chamados a contar uma história ou lenda narrativa. Uma vez que o projeto central do PCT serão “As Lendas e Narrativas”. Por sua vez nesta iniciativa tentaremos entrevistar os pais sobre a sua profissão, o que realmente fazem e para que serve o seu trabalho. Trazendo a vida real para dentro da sala de aula. Isto porque neste projeto curricular os pais irão ter um papel importante, dependendo da sua colaboração e disponibilidade.
Os alunos já abordaram algumas obras do PNL. Neste momento estão a abordar “A Ovelhinha que veio para o jantar” do escritor Steve Smallman.
Os alunos trabalham estas obras com apoio dos “Magalhães”. Trabalhamos em rede Intranet e Internet, localmente partilhamos ficheiros que contém frases, resumos e visualizamos no projetor . Trocamos informação corrigimos textos coletivamente. Pesquisamos na esfera global trabalhos e desejamos criar trabalhos iguais ou muito melhor!
Vamos seguir este projeto de leitura nesta obra:
Projeto de Leitura – ovelhinha
Os alunos ANTES da leitura da obra, observaram as imagens …
A ovelhinha que veio para o j…
More PowerPoint presentations from ismael
Construiram os seguintes textos a interpretar só pelas imagens :
A ovelhinha que veio para o jantar -Tiago Leal
A ovelhinha que veio para o jantar-Diana – Marta
A ovelhinha que veio para jantar-Raquel-Beatriz e Carla
A OVELHINHA QUE VEIO PARA JANTAR-Marcelo -Daniela
Agora a turma vai passar para a leitura da obra. Em baixo estão os documentos das próximas aulas…
ovelhinha
Recado aos Encarregados de Educação: Os alunos devem trazer o PC-Magalhães nos dias 9,10 e 11 de Janeiro.Podes sacar para ti fazer download desta história, carrega nos ficheiros:
ovelhinha TPC (ler bem a obra e preparar para resumo)
A ovelhinha que veio para o jantar – TPC (ler bem e preparar para trabalho ortográfico)
Para vossa ajuda podem visualizar o video da ovelhinha
Actividades propostas para as próximas aulas:
Exploração actividades – próximas aulas.
[gview file=”http://profismael.dynip.sapo.pt/fontainhas/wp-content/uploads/2012/01/Exploração-actividades-próximas-aulas..pdf”]