Interdisciplinaridade é o que a turma se encontra a fazer com várias disciplinas…Veja-se o seu conceito:
Trata-se de um movimento, um conceito e uma prática que está em processo de construção e desenvolvimento dentro das ciências e do ensino das ciências, sendo estes, dois campos distintos nos quais a interdisciplinariedade se faz presente.
Definir um objeto que está em construção, co-existindo com aquele que o estuda é uma tarefa difícil e até certo ponto parcial, uma vez que este objeto está se transformando e se alterando, assim, toda discussão sobre interdisciplinaridade é passível de análise comparativa com o material contemporâneo sobre o tema até que este esteja melhor desenvolvido e articulado, muito mais pela prática do que pela teoria, uma vez que a interdisciplinariedade esta acontecendo, e a partir disso, uma teoria tem sido desenvolvida.
Um estudo epistemológico é proveitoso para a delimitação do tema: Existem quatro palavras que são particularmente relacionadas entre si e todas delimitam uma abordagem cientifica e educacional:
Pluridisciplinaridade; Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade.
Pode procurar a raiz deste tema no link: Interdisciplinaridade
Vamos descrever uma aula deste século. Com multimédia: música, movimento e imagem. Os alunos do 1º ano teriam de dar a consoante “V”; por isso mais uma vez levamos a Viola à escola!
E como seria de esperar com o “Bailinho da Madeira”… Todas as consoantes abordadas até ao momento foram com muita música (podem observar o método no nosso site)…
Carrega no tema para ouvir os nossos alunos a cantar …Música do “V” do manual “Aprender a ler a Cantar” da Casa do Professor de Braga. Os alunos gravaram a música no pc.
Antes de mais devemos dar a conhecer o que é uma ilha e a música é tradicional da ilha da Madeira…
Seguidamente o 3º ano e como estava a dar em Estudo do Meio – “Vestígios do Património Local”… Observamos vídeos de ranchos folclóricos que se encontravam no youtube que partilhamos no nosso site…
O Bailinho da Madeira
Rancho da ilha da Madeira
Um rancho da zona do Minho
Um rancho da zona litoral
Os alunos falavam no manual adotado dos seguintes temas:
Veja-se as imagens…
Vestígios do nosso passado…
Ao estudarmos os vestígios do património e meio local, observamos vídeos do youtube de ranchos folclóricos. Nessa observação concluímos que os ranchos do Minho da zona de Braga, e Viana as mulheres se apresentam muito ornamentadas em ouro, com vestidos compridos pretos e os homens muito arranjados. Nos ranchos das zonas costeiras, zona litoral, junto ao mar as mulheres se apresentam descalças e com roupa muito simples. No Ribatejo alguns elementos do rancho aparecem com varas são os campinos, vivem no campo. A música das várias regiões também é diferente, temos corridinhos, fandangos, rusgas … A dança é feita num palco que pelas suas dimensões fazem lembrar as eiras onde se fazia as desfolhadas e se malhava o centeio e preparava outras alfaias agrícolas. Nos ranchos folclóricos aparecem os figurantes com o malho a roca e o fuso nos ranchos mais para sul outros objetos como a foice da ceifeira. Nos ranchos das serras aparecem as samarras dos pastores feitas de palha. Tudo demonstra os modos de produção de uma época. Estes modos de produção influenciavam a vida gastronómica e a vida profissional das aldeias. Algumas profissões foram desaparecendo ao longo dos tempos; como o cesteiro ( que fazia cestas e cestos), que eram muito necessárias nas vindimas. A tecedeira que fazia as mantas. As moleiras que faziam a farinha com moinhos de água e vento e carregavam o seu produto final com os burros. A leiteira que ia pelas portas com o canado e vendia o leite. A lavadeira que lavava a roupa nas margens dos rios. (veja-se a página 46 e 47 do manual adoptado) A ceifeira e os instrumentos do linho também desapareceram porque a industrialização com máquinas substituiu o homem e a sua indústria artesanal. Na agricultura também alguns instrumentos foram substituídos: o arado que lavrava a terra e a frese, instrumentos que outros povos nos deixaram. Ao visualizarmos os filmes dos ranchos no youtube estamos perante um museu vivo de história.
Resumo feito na sala de aula pelos alunos e professor…
Os alunos fizeram a leitura do resumo e gravaram em áudio, carrega para ouvir…
Seguidamente, os alunos do 1º ano tiveram o momento da VIOLA MATEMÁTICA…
Fizeram alguns exercícios com o número de cordas da viola…transformando a viola numa espécie de dominó…
Os alunos também tinham no seu manual adoptado a imagem musical de instrumentos de cordas…
Os alunos fizeram a leitura dos textos do manual (estavam um pouco nervosos porque acabaram de abordar a nova consoante)…
Mais tarde será lançado o resto dos alunos a fazerem leituras.
Construímos frases como já é comum no nosso método…
Os alunos fizeram a leitura das frases interdisciplinares… pode ouvir carregando nos ficheiros:
Os alunos do 1º ano representaram em gestos e dança a composição musical da consoante “V” ( Bailinho da Madeira)
Os alunos do 1º ano fizeram teatro; dança com gestos (desporto); cantaram (Expressão Musical); trabalharam a Língua Portuguesa ao fazerem o resumo e leitura do documento; Estudo do Meio ao visualizarem filmes do youtube e fazendo a sua descrição e Matemática com a “viola Matemática” (1º ano). O 3º ano resolveu situações problemáticas. Por fim, poderemos concluir, que regressaram ao passado com as tecnologias bem no presente… Não é minha intenção com isto dar “baile” ou Bailinho da Madeira ao pessoal!!! Mas também faz parte da aula dançar e tocar uma violada quando a situação o pede como agora vemos nas imagens!! Julgo que está tudo muito bem explicado! Temos crianças alegres, bem dispostas e com vontade de continuar a aprender desta forma. E o produto final da leitura e escrita estão bem documentados no audio e imagem.
WOW, Ismael! Este blog e uma verdadeira fonte de inspiracao! Parabens e continua o bom trabalho! [desculpa a falta de acentos e cedilhas – nao temos desses ca pelo Canada :)]
Olá Cátia.
Obrigado e boa sorte no Canadá.