RSS Feed

Projeto “Valores de Futuro”

 

Projeto “Valores de Futuro”

A Escola está a construir vários trabalhos para o Projeto “Valores de Futuro” . Este projeto é organizado pelo Banco BBVA. Os alunos trabalharam o texto “O cego e o mealheiro” do autor Teófilo Braga, bem como noticias de jornais ligadas a este tema, dentro do nosso PCT “As Notícias na sala de aula”. A partir de noticias e do texto criaram “As aventuras do cego e do mealheiro” e publicaram um livro digital. Construiram ainda na disciplina de Língua Portuguesa uma poesía e um texto para dramatizar, exercitaram a leitura e interpretação e fizeram interdisciplinaridade com outras áreas disciplinares. Na Expressão Musical composição de uma música, baseada na poesía construida pelos alunos e gravada ao som de um realejo e de uma guitarra clásica. Expomos o video com gravação em karaoke. Na Expressão Plástica desenhos da história (incluidos no livro digital) e construção de uma maquete na disciplina de Educação Especial. Elaboraram um video desta maquete e gravaram em audio a leitura do resumo da história (leitura feita pelos alunos do 1º ano). Esta maquete surge estruturada dentro das muralhas de um castelo medieval. Através da história observamos que as vilas do passado nascem dentro de castelos, era no interior das muralhas que as pessoas viviam e guardavam as suas riquezas, os seus bens. Era uma época que não existiam bancos para guardar o dinheiro. Por isso construímos as casas e um pequeno quintal com uma figueira no interior das muralhas de acordo com o espaço da nossa história. Tentamos representar a vida das pessoas, caraterizando as casas com materiais de construção do meio rural. Aproveitamos este tema para abordar os materiais em Estudo do Meio e as origens e os tipos de rochas. Os Bancos serão como o nosso castelo com muralhas, tal como a nossa maquete.

Na Expressão Dramática (dramatização do texto criado pelos alunos). Tocamos aspetos de Formação Cívica a importância dos Bancos, onde de facto deveremos depositar as nossas economías. Bem como que não se deve roubar as pessoas. Os valores de cidadania foram transmitidos aos alunos. Utilizamos os pc s “Magalhães” para investigar a biografia do autor do texto Teófilo Braga. Já agora ficas a saber que foi introdutor do Positivismo em Portiugal e Presidente da República (1915) logo a seguir á implantação da República que se deu em 1910. Foram construidos alguns materiais de apoio para aplicação nas aulas e criamos para eles um segundo livro digital, que contém também fotos da maquete.


 

O professor de Apoio Educativo Rui a tocar o seu realejo mais o professor Ismael criaram uma música relacionada com o tema abordado….

 

Aqui estão os instrumentos musicais… os realejos do professor Rui Alves e a guitarra do professor Ismael. A letra da canção que se encontra no vídeo de karaoke em baixo foi elaborada em coletivo pela turma.

 

 

Já agora a maquete poderemos observar duas casas e um castelo medieval que ironicamente deve ser o sitio certo para o deposito do dinheiro. Claro não devemos colocar o dinheiro nos colchões, dentro das botas ou nos buracos das casas… mas dentro de um castelo …bem seguro… O lugar certo para o dinheiro são os bancos que se devem responsabilizar pelo dinheiro.

Vejam algumas imagens …mais tarde iremos fazer um vídeo …está com muito rigor a sua caraterização…veja as casas, os molhos de feno e até os vários telhados, casas bem regionais…

E a lenha nesta casa…de facto tem uma realidade extraordinária!!! Nas imagens em baixo poderemos ver o cego e a panela no quintal. Também temos uma imagem de plano superior com as muralhas do castelo…

Neste livro encontra-se: Fichas de trabalho para Formação Cívica, Língua Portuguesa e Matemática sobre esta narrativa, bem como fotos da maquete construída na disciplina de Educação Especial.


O valor do dinheiro

Os alunos ainda dentro do projeto “Valores de Futuro” e fazendo interdisciplinaridade com o texto de Teófilo Braga ” O cego e o mealheiro” realizaram aprendizagens com o dinheiro. Fizeram jogos de descoberta das moedas, operações com as moedas reais e notas de brincar. Sentiram durante alguns minutos o que é ser cego e como estas pessoas necessitam de ajuda. Aprenderam depressa como se ajuda um cego a atravessar uma rua, como caminhar com um cego (onde se deve ajudar no corpo). Tu se não sabes ficas a saber que é no braço que se deve orientar. Trabalhamos desta forma aspetos de Formação Civica e Matemática. Aqui em Fontainhas sabemos o dinheiro com os olhos fechados 🙂

veja o nosso video….

 

Sem comentários »

No comments yet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *