Consoante “L” …instrumento musical a LIRA
Este instrumento era utilizado na antiga Grécia. Recitava-se a poesia ao som da lira, este instrumento tinha 6, 8 e 11 cordas. As cordas eram feitas de tripa ou de tendões de boi ou carneiro, depois de secos ao sol. Há quem afirme que os braços primitivos deste instrumento eram feitos com chifres de cabra. Hoje encontramos muitos anjos nas pinturas das igrejas a tocar este instrumento musical. É a origem dos nossos instrumentos de cordas, das nossas avançadas guitarras com 6 cordas e até mesmo dos pianos. . As liras são associadas às virtudes apolíneas, ao equilíbrio, à sabedoria e à moderação. As arpas mais antigas eram muitas vezes construídas de arcos de caça e tinha um formato triangular (veja em baixo)… Vamos assim brincando com conceitos de arqueologia e antropologia cultural, mostrando as nossas origens…porque todos nós começamos em poucas palavras e com música. O recital de peças musicais nasce aqui é este o seu berço. O arco da caça transforma-se num instrumento musical, isto porque o homem na caça ao puxar o arco ouvia o som da corda ao esticar e alongar…a música começa a surgir e a ideia do instrumento musical, de reproduzir o som.
Já agora um pouco mais sobre as características do texto poético…
Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
Geralmente a expressão “poesia” se aplica à estrutura de texto em versos. Os versos são as “linhas” do poema. Um conjunto de versos forma uma estrofe.
Algumas características básicas da poesia são o ritmo, a divisão em estrofes, a rima. Um poema também possui métrica, que é a contagem das sílabas poéticas dos versos. Nem todos estes quesitos estão sempre presentes. Os poetas modernistas, por exemplo, adotaram o verso livre, despreocupado com a rima e a métrica.
Como observamos tal como os nossos alunos estão a iniciar a leitura e a escrita os nossos antepassados também começaram por pequenos textos e com a lira… Ora nada melhor que cantar …la…le…li…lo…lu… já agora o Lá também é uma notinha de música.
E cá vai a nossa poesia…com música… regressando aos primórdios da humanidade.
Na Matemática…
já agora não esqueça de relembrar na Matemática que a mão tem 5 dedos e a pauta de música também tem 5 linhas horizontais e 4 espaços… Aqui está uma imagem interessante para isso…
Em Expressão Plástica
Faça Download do ficheiro para os alunos pintarem a lira :
Brevemente lançamento de imagens trabalhadas do “L”…
A consoante “C”
CAnto…CA…CO…CU…
Pela imagem já percebemos que esta consoante anda ligada ao CANTO, instrumento de voz, este que todos nós temos e executamos no nosso quotidiano.
Poderemos executar a voz de diferentes estilos…:)
Mas nos cantamos Ca…co…cu…o Ce e o ci são acompanhados de um instrumento a CITARA e por isso Ce=si e Ci=si
CITARA
A cítara é um instrumento de cordas, usado sobretudo na música folclórica, mais comumente em países de língua alemã nos Alpes e na Europa do Leste.
O instrumento consiste numa série de cordas esticadas dentro ou sobre uma caixa de ressonância. Existem versões que só têm cordas livres, e versões em que algumas cordas estão esticadas sobre uma manga com trastos. Como vários outros instrumentos de corda, existe em versões acústicas e eléctricas. Desconfia-se que o nome cítara deriva de um instrumento da Grécia antiga chamada Kithara.
IMAGEM DOS GREGOS A TOCAREM CITARA
(BREVEMENTE IMAGENS DE TRABALHO NA SALA DE AULA…)