RSS Feed

Janeiro, 2012

  1. A minha viola é Multidisciplinar!!!

    Janeiro 26, 2012 by admin

     

    Transformar uma guitarra clássica num universo global da Música, Matemática, Estudo do Meio e da Língua Portuguesa.  Veja o nosso trabalho interdisciplinar na sala de aula… carregue em “INTERDISCIPLINARIDADE”. Partimos das Expressões (Música, Expressão Plástica, Teatro, Desporto) e chegamos aos nossos objetivos. De forma lúdica, com liberdade construímos o saber!

    Estamos a aprender de forma divertida (veja o vídeo final do artigo)…

    As imagens falam por si…

     A descoberta dos números na guitarra clássica. Os números até 10 que não existem na guitarra…quais são? E os números que existem na guitarra? Vês algum número mais?  Coloca-os por sequência numérica. E agora podes colocar  por ordem crescente e decrescente os números até 10.

    Partimos da cabeça da guitarra e brincamos com a adição e subtração…

     

     

     

    Já agora a consoante   “R”…

    O instrumento musical da consoante “r”/”R” é o reco- reco

     

    Com canetas coladas num garrafão podes construir um reco – reco . Para passar pelas canetas utiliza uma cana partida a meio na ponta…repara no som  que ela executa é o RRRRRRR . Podes ver no site pessoal do Prof Ismael que uma turma dele do 1º ano construiu estes instrumentos musicais reciclados em 2007. O projeto chamava-se:  “O Saber está na Rua!”

    site pessoal do Prof Ismael

    Podes saber mais sobre este instrumento neste link:  reco-reco

     

     

     


  2. Campeonato de Cálculo Mental

    Janeiro 14, 2012 by admin

     

    Jogos de Cálculo Mental

    A turma do 1º ano e 3º ano da EB1 de Fontainhas começou jogos de Cálculo Mental com dados e colar de contas. Veja a nossa experiência no site carregue em “MATEMÁTICA”…

     


  3. Teatro “A Rainha das Padeiras”

    Janeiro 13, 2012 by admin

    Dia de Teatro na Escola

    Os alunos da EB1 de Fontainhas realizaram  uma peça de teatro escrita por eles que demonstra como os criados eram tratados no tempo dos reis. A seguir ao dia de “Reis”, porque não observarmos a vida dos Reis?! Provavelmente a Monarquia também tem os seus grandes erros das desigualdades. As crianças tem a sensibilidade de observar a hierarquia existente na sociedade e retratá-la. Sendo assim, nesta peça tivemos um burro, um gato e um galo, este último animal  que desperta todos os dias com o seu cantar… e os criados comem numa mesa afastada de sua altesa Rainha. Mas no fim os alunos escrevem o texto em que acaba tudo feliz . A Rainha convida todos os elementos do povo a viverem  no seu castelo inclusive o burro e o galo. Esta peça é muito importante para todos os Professores e Encarregados de Educação, porque foram só os alunos a organizar tudo! Textos e encenação. Isto demonstra como os alunos estão motivados para o saber. Parabéns aos alunos!


  4. Dia de Reis na escola

    Janeiro 7, 2012 by admin

    Os Reis na nossa escola…

     

     Como é da praxe de todos os anos, os alunos cantaram os reis, para estimular a continuação dos costumes da nossa gente. O vídeo em baixo mostra os reis do dia 6 de Janeiro de 2012. Professores, alunos e funcionários saíram à rua com a cultura musical e fomos pela aldeia desejar um Bom Ano para a população. O povo gostou saiu à rua para nós verem passar e ofereceram rebuçados (como é tradição cá na terra). A escola mais uma vez mostra que é um forte veículo da cultura das gentes da terra, dinamiza e educa as massas.  A escola é o centro cultural da aldeia sem ela a aldeia fica mais pobre. A solução do país não passa por se fecharem as escolas, mas sim apoiá-las, rejuvenescer o que é velho, trazer o “passado para o presente” e preparar as sociedades vindouras. É da escola que saiu a ideia, o pensamento para a criação de teatro, desporto, música é aqui que se construíram os pilares da sociedade. É da escola que saíram as raizes o produto e a produção cultural.  A escola é aldeia e a aldeia precisa destas escolas no seu centro cultural.  Para todos um Bom Ano é a mensagem musical que queremos transmitir.  A composição musical que levamos aos vários lugares da aldeia, intitula-se “Tempo de Natal ” escrita pelo compositor Rogério Duarte. Foi interpretada ao som de três instrumentos: instrumento de cordas guitarra clássica do Prof Ismael Magalhães e de um instrumento de sopro um Bombardino do Prof Ricardo Cunha, professor de Música desta escola e pelo instrumento da voz – o canto dos alunos.

     

    Se quer saber mais sobre os instrumentos musicais que entram no filme “Bombardino e Guitarra Clássica navegue para “Os Reis” no site …