RSS Feed

Fevereiro, 2012

  1. Dia de Carnaval

    Fevereiro 25, 2012 by admin

    Desfile de Carnaval na EB1 de Fontainhas.

     

    No dia 17 de fevereiro de 2012, da parte da manhã os alunos da EB1 de Fontainhas saíram mais uma vez com o saber pelas ruas e ruelas de Modelos. Os alunos com trajes a rigor carnavalesco e com o tema de “Futuro” publicaram na população alegria e risos com serpentinas, canções e ritmo de samba cheio  de grande colorido  … As turmas trabalharam preparativos para o desfile,  atividade inserida no Plano Anual de Atividades de 2011/12. Nós próximos dias os alunos pesquisaram na internet as origens do Carnaval, o porquê desta tradição. Em Expressão Plástica realizaram máscaras com recorte, pintura e colagem. Em Língua Portuguesa abordaram “A Lenda de Arlequim”, um jovem que não tinha dinheiro para o traje do baile de Carnaval, pois enquanto os amigos vestiam como reis, rainhas e gente da fidalguia, … Arlequim fez uma roupa com pedacinhos de tecido que os amigos lhe ofereceram e até ganhou o concurso no baile. Foi esta a nossa lenda de Carnaval. Mais uma vez trazemos os valores da amizade e a motivação para a criatividade das crianças numa época em que o capital tem mais valor e se atraem as crianças para o mundo das marcas e riquezas do consumismo e até hierarquias através do vestuário, criando desigualdades cada vez maiores na sociedade. Tudo isto e porque pensamos no FUTURO… que é o nosso tema do Carnaval, em que algumas crianças criaram o seu vestuário figurando de astronautas, metade carro e metade homem, porque  é o tempo das máquinas, cientistas, o desempregado e alguns robôs e até chineses, pelo meio assaltantes e super heróis,  porque o que nos resta o futuro?  Aproveitamos para inserir esta lenda abordada na aula, no nosso Projeto Curricular de Turma do 1º e 3º anos – “As Lendas e Narrativas”. A turma está a preparar e ensaiar a sua representação em Expressão Dramática, bem como alguns trabalhos de Expressão Plástica.Com o teatro trabalhamos a memória (decorar textos), a expressão do corpo e o trabalho de linguagem. Os alunos ficam familiarizados com o diálogo e os sinais de pontuação. Mas mais importante! O GOSTO PELO TEATRO! Pela representação que continua a ser um excelente espectáculo assistido durante séculos. E tudo isto porque o Carnaval tem fantasia, cor e as ruas são hoje o grande palco. A vida é um grande palco para todas as idades, no qual teremos de saber representar muito bem o nosso papel. E cada um dos alunos representou muito bem o seu papel. Já agora agradecemos a todos os Encarregados de Educação pela dedicação como trabalharam e apoiaram esta iniciativa.

    Veja o vídeo do desfile de Carnaval da nossa escola.

     

    Já agora fica aqui uma imagem como lá por casa se pensa no futuro… os cientistas…chineses…robôs …homens máquinas (talvez com rodas em vez de pernas 🙂 )…os astronautas e pelo meio muitos super-heróis (policias, militares) e muitas bruxas e princesas…não há dúvida o que será o futuro?

     

    Esta é uma jovem ARLEQUIM como na nossa lenda…um vestido com restos de tecidos  e um guarda – sol chinês…É o futuro aproveitar bem o restos dos tecidos e como ficou maravilhoso o Arlequim!

     

    Alguns viram no desporto o futuro e principalmente no mágico número 7…

    Até o palhaço tem futuro…

    Até uma boneca tem futuro…

    E a bruxa é o futuro…

    Já agora uma médica em serviço no futuro … provavelmente os médicos trazem todos os medicamentos e a caixa de socorros numa mala em miniatura e até andam pelas ruas constantemente porque os sinistros vão aumentar devido ás más condições físicas das estradas, ao nível de violência social, buracos económicos… É o que os alunos me perguntavam …o que é o futuro professor? Pois é!!! Muito provavelmente é isto! Acabaram todos por acertar ?! Mas eu também pergunto ao cidadão lá de casa…que FUTURO? Em vez de perguntarem ao professor …procurem outra pessoa… Que sociedade  de futuro teremos? Um quadro social surgiu neste Carnaval, que todos testemunhamos,  muitos policias…militares…assaltantes e super-heróis…veja:

    Pelas personagens poderemos descobrir o que lá por casa se pensa do futuro… o mais interessante é que não vi ninguém caracterizado de professor ou professora…realmente ninguém quer ser professor, não é profissão de futuro… o melhor é fazer como esta aluna, que  veio caracterizada com o pijama e cobertor da cama …mais ou menos horas, mas no futuro o homem também vai dormir… e já agora será sensato dormir a pensar nisto… 🙂

     

    Já agora e como se trata de futuro …fica aqui uma composição musical de Fernando Tordo “Adeus Tristeza” até depois…e o meu FUTURO foi aquilo que se viu!!! Porque é este o grande palco!


  2. Dia dos Namorados

    Fevereiro 18, 2012 by admin

    Dia dos Namorados na EB1 de Fontainhas

    Os alunos no dia 14 de Fevereiro de 2012, iniciaram o trabalho com a leitura e interpretação da obra “O Espantalho Enamorado”, obra do PNL. Todas as disciplinas trabalharam em conjunto. EM Inglês foi elaborado um painel na entrada da escola e um marco de correio, bem como comunicação escrita com pequenos postais que mais tarde foram trocados pelos alunos. Os professores também tiveram direito a um pequeno postal asssinado por tudos os alunos, mostrando assim o mundo das emoções na nossa escola. Em Língua Portuguesa trabalharam um guião de leitura com questionário e análises gramaticais. Oalunos falaram sobre os animais, porque na obra entravam muitos animais, falamos sobre o direito dos animais. O 1º ano escreveu com o corpo palavras ao qual se juntou toda a escola a criar palavras com a expressão corporal e pintaram desenhos sobre os animais em Estudo do Meio. Na área de Língua Portuguesa criaram frases com interdisciplinaridade de Expressão Musical e Expressão Plástica. Fizeram o desenho de interpretação da obra. Na Matemática criaram cartazes númericos formando conjuntos com os números até 10. Na Expressão Musical interpretaram um poema do manual do 2º ano com a música dos ABBA.  Perguntam vocês porquê os ABBA? A composição musical chama-se “I have a Dream”.  Fica em baixo a resposta. Porque simboliza a luta contra o racismo de Martin Luther King.  Esta expressão marcou gerações e ainda hoje junta negros e brancos. Para apoiar esta ideia tivemos  a visita na nossa escola da equipa  da Bibliteca de Frazão  com um tema “O sapo Apaixonado”; este texto transporta uma mensagem de um Sapo apaixonado por uma pata, ele verde e ela branca… Mais tarde publicaremos trabalhos nesta área temática. Hoje mais do que nunca a igualdade deve ser respeitada, bem como a diferença.  Para ser uma sociedade justa teremos de respeitar os direitos fundamentais. Independente da raça, cor, lingua ou religião o homem é igual.

    Mais tarde será anexado ao nosso site o material do 2º e 4º ano da EB.  Bem como uma página com todo material da escola sobre esta atividade. Neste momento estamos a recolher o material… 

    Eu Tenho um Sonho” (em inglês: “I Have a Dream“) é o nome popular dado ao histórico discurso público feito pelo ativista político estadunidense Martin Luther King, no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. O discurso, realizado no dia 28 de agosto de 1963 nos degraus do Lincoln Memorial em Washington, D.C. como parte da Marcha de Washington por Empregos e Liberdade, foi um momento decisivo na história do Movimento Americano pelos Direitos Civis. Feito em frente a uma platéia de mais de duzentas mil pessoas que apoiavam a causa, o discurso é considerado um dos maiores na história e foi eleito o melhor discurso estadunidense do século XX numa pesquisa feita no ano de 1999 [1]. De acordo com o congressista John Lewis, que também fez um discurso naquele mesmo dia como o presidente do Comitê Estudantil da Não-Violência, “o Dr. King tinha o poder, a habilidade e a capacidade de transformar aqueles degraus no Lincoln Memorial em um púlpito moderno. Falando do jeito que fez, ele conseguiu educar, inspirar e informar [não apenas] as pessoas que ali estavam, mas também pessoas em todo os EUA e outras gerações que nem sequer haviam nascido.”

    Veja o nosso video e os comentários no audio …

     

     


  3. Matemática na caixa de leite

    Fevereiro 11, 2012 by admin

     Matemática com a caixa de leite escolar.

    Os alunos da EB1 de Fontainhas abordaram conhecimentos matemáticos com os pacotes de leite e caixa de leite escolar. Foram eles a realizar as operações do preenchimento do mapa do leite, bem como matérias como os sólidos, divisão, medida de comprimento, perímetro e área, entre outras situações problemáticas…tudo com uma simples caixa de leite. A realidade que circula dentro da instituição, pode servir para levar ao conhecimento do aluno. Desta forma é um ensino pragmático, utilitário e mais motivante, porque a criança investiga o meio. O saber não são só os manuais, mas a vida que nós rodeia está cheia de Matemática e de todos os temas que poderemos debater dentro da sala de aula. Ensinar diferente, mas com os mesmos objectivos.  Carregue no site em “Matemática” e veja o nosso trabalho.

     


  4. Avaliação da Leitura

    Fevereiro 10, 2012 by admin

    Avaliação da leitura

    Os alunos da turma do 1º e 3º anos foram avaliados por uma grelha de observação. Foram registados por escrito e audio na sala de aula. Pode observar o seu registo e a leitura do aluno (a). A avaliação foi afixada num cartaz na sala de aula. Com o título ” O PRAZER DA LEITURA”. Já pode ouvir o registo audio da leitura dos alunos do 1º ano e a sua avaliação, carregando no site em “AVALIAÇÃO” depois “Avaliação Leitura” …

     

     

    Os alunos  da EB1 de Fontainhas, todas as sextas-feiras assistem no projeto “A Hora do Conto” a um conto da biblioteca digital. Com o mundo da multimédia, as crianças divertem-se e fixam com a máxima atenção a história. No fim existe comentários sobre a história é mais uma iniciativa para promover o gosto da leitura. Nesta última sexta-feira os alunos do 1º ano abordaram a consoante “J”; por isso, a nossa história foi a “A JOANINHA VAIDOSA”.


  5. Amor pela Dança.

    Fevereiro 10, 2012 by admin

    O Amor pela dança…

    No dia 7 de Fevereiro de 2012 as alunas do 2º e 4º ano, da EB1 de Fontainhas realizaram uma dança com o tema “O Amor pela dança”.  Fica registado aqui esse momento… Parabéns para as meninas da turma do 2º e 4º anos que deram um grande espectáculo! Toda a escola tentou reproduzir nos seus lugares a coreografia. Chegando mesmo as turmas que assistiam a levantarem-se e a participar com elas como se pode observar no video.

     


  6. As Lendas e narrativas

    Fevereiro 4, 2012 by admin

    O tema central do nosso Projeto Curricular de Turma  “As Lendas e Narrativas”. Veja em “Projetos” neste site…

    No dia 3 de fevereiro de 2012, os alunos do 1º e 3º ano da Eb1 de Fontainhas, representaram  uma peça de teatro, escrita pelos alunos do 3º ano. Esta peça retrata “A lenda do galo de Barcelos”. Os alunos ficaram a saber o que era uma lenda. Basearam-se num texto do manual  de Língua Portuguesa. Esta atividade insere-se no Projeto Curricular de Turma com o tema “As lendas e narrativas”.  Os alunos do 1º ano aproveitaram para abordar a consoante “g” de “galo”. Os alunos viram em Estudo Meio o artesanato de Barcelos  (aparece a imagem do galo de Barcelos também no manual de Estudo do Meio).

     

    Já agora pode carregar no site  em “Método de leitura” , depois carregue em “leitura” e pode ouvir os mais pequeninos (1º ano) a fazerem leituras a nível individual… Mais tarde será afixado uma grelha de avaliação de leitura…vamos ver os leitores da turma do 1º ano…