RSS Feed

Projetos na Turma

Projetos na turma do Prof Ismael

A Turma iniciou alguns projectos no sentido de colmatar dificuldades. Com actividades lúdicas na área da Matemática criámos os “Desafios“… Os alunos vão competir todas as semanas ao realizar uma ficha com situações problemáticas e enigmas. No sentido de despertar a curiosidade pela Matemática.

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os gráficos e  tratamento de dados das actividades:

 

Os “Desafios”  também levam o tratamento de dados. Os alunos fazem vários tipos de gráficos e tabelas (manualmente ou nos “Magalhães”). Depois respondem a questionários. Veja…

 

 

 

Os  ditados e os nossos gráficos…

 Os alunos fazem trabalhos ortográficos, seguidamente fazem gráficos da quantidade de erros que deram e depois dialogam sobre o erro padrão e porque deram o erro em determinadas palavras. O ditado transforma-se também num campeonato da escrita. Vamos ver em gráfico quem teve mais erros e menos erros,  quem ganha os campeonato.

 

Também realizam os “Campeonatos da Escrita” . São campeonatos entre alunos para fugir ao erro, com aplicação de casos ortográficos, englobando casos de leitura e algumas perguntas gramaticais.

Nestas competições será realizado trabalho interdisciplinar com outras áreas . Por exemplo no Campeonato da escrita serão contabilizados os erros através de gráficos e das tabelas da multiplicação. Tudo será interligado nestes projectos.

Um outro projecto será as “Adivinhas“. Todas as semanas os alunos também irão levar uma adivinha para casa. As adivinhas fazem parte do património cultural português. São um veiculo da literatura e por isso insere-se na área de Língua Portuguesa. Os alunos podem entrar com a sua password no moodle do professor Ismael e baixar a adivinha todas as semanas. Os resultados da turma serão expressos em gráficos.

A solução desta semana era: Os dentes.

 

 

Um outro projecto é o jornal “Fontainhas”. Aqui serão expostos trabalhos relacionados com as várias matérias abordadas na sala de aula. Trata-se de um jornal de parede.

Jornal de Parede

Iremos criar um outro espaço para expor  notícias dos vários jornais e todos os tipos de notícia. Este Projecto chama-se AS NOTÍCIAS NA SALA.”

 

 

 

Para praticarem a leitura os alunos vão procurar noticias em vários jornais .  Todas as semanas irão ler e interpretar as notícias. Aproveitando para ver a forma da noticia e como se faz uma noticia; bem como é organizado um jornal. Desta forma exploram vários tipos de textos. O que se insere em vários temas desde o meio local, regional e internacional e em quadrantes sociais, desportivos, culturais,  políticos e económicos. Pode-se desta forma trabalhar uma panóplia de factores ligados à Educação. Poderemos também criticar a acção dos vários intervenientes, chegando mesmo a princípios de ética, com a tão falada Formação Cívica. Uma parte do nosso mundo está nos jornais… porque não trazer essas notícias para a sala de aula? Poderemos criar um resumo das várias notícias expostas semanalmente.

 

 Os alunos aderiram massivamente a este projeto …todos querem participar e trazem notícias de vários quadrantes: políticos, desportivos, sociais, opinião  … Nada melhor do que preparar o aluno para a leitura do jornal. Saber orientar-se dentro do jornal. Explicar os temas e os vários artigos. Saber ler não é só ler mas interpretar rapidamente o que lemos.  Todas as semanas elegemos a melhor notícia. Esta semana foi a notícia do “Crime Ambiental” . Trata-se de uma notícia local de um jornal de Paços de Ferreira que criticava as plantações de eucaliptos … Aproveitamos para dialogar sobre as plantas e a sua cultura. O que precisa uma planta para viver? Que tipo de árvores conhecemos?! Como estão as nossas florestas e até os cuidados a ter com as florestas…atingindo temas da Proteção Civil. Como é constituída uma planta? Porque o autor desta noticia não gosta dos eucaliptos? Qual o perigo dos eucaliptos para o subsolo?

Os alunos estão a gostar e já agora o professor também!

Sem comentários »

No comments yet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *