RSS Feed

Março, 2012

  1. Trabalhos Escolares

    Março 31, 2012 by admin

    Trabalhos Escolares

     

     

     

    Devido à tardia recolha dos trabalhos  e ao grande número de atividades em que os alunos participaram neste mês. Vão ser agora publicados alguns trabalhos que os alunos executaram ao longo deste período nas duas turmas.

    Na semana do “Dia dos namorados” publicamos um video com alguma informação. Agora que arquivamos o material e tivemos algum tempo para tratamento da informação expomos a parte que faltava. Veja o vídeo…

     

     

    Dia dos Namorados em Fontainhas from ismaelbonifacio on Vimeo.

     

    Além do primeiro vídeo sobre a semana da leitura (que pode ver  no arquivo do site) fica aqui registado numa versão 2 da semana da leitura alguns elementos que não foram expostos.

     

     

     

     O Prazer da Matemática.

     Agradecemos às editoras Areal terem oferecido o novo colar de contas e à Texto a oferta dos dominós e tabuleiros bem como material para o 1º ano e 3º anos de Matemática . Apesar da turma do 1º ano não ter adotado o manual “A grande Aventura”, queríamos experimentar os jogos que lá se encontram  e a Texto fez o favor de oferecer. Desde já o nosso obrigado às editoras pela oferta do material. A turma do1º e 3º trabalham  jogos Matemáticos com material multibásico e outros materiais veja o nosso “post” em “Matemática” – “Jogos de Matemática”.

     

    O livro digital da semana da leitura… Os alunos do 3º e 1º anos criaram histórias a partir da narrativa “A viagem da sementinha”.   Veja….


     

    A “Hora do Conto”

     

    As turmas da EB1 de Fontainhas todas as sextas feiras nos últimos tempos ouvem uma história, muitas vezes da biblioteca digital. A seguir à história fazemos comentários, como o reconto oral e tocamos os principais momentos das obras. Algumas destas obras foram trabalhados guiões de leitura noutras é só momento de prazer de ler e ouvir as histórias.

     

    Uma aluna da turma do 3º ano, Maria Cláudia da EB1 de Fontainhas foi transferida para uma escola noutro país, para França em Dezembro de 2011. Como sabemos que ela visita muitas vezes este site em França … para ela a escola e principalmente os colegas da turma desejam-lhe Boa Páscoa e um beijo coletivo de todos. E durante o arquivo de vários trabalhos encontramos um desenho da aluna sobre uma obra abordada na sala de aula, que parece muito atual…porque tem coelhos, flores …cheira um pouco a esta data festiva…fica aqui o desenho dela.


     

     

     Projeto  “Lendas e Narrativas”

     

    No Projeto Curricular de Turma do 1º e 3º anos são trabalhadas as lendas. Neste sentido foi abordada a lenda da freguesia de Modelos. A lenda de São Tiago. Os alunos abordaram algumas aulas de Estudo do Meio por esta obra da localidade, organizada e publicada pela junta de freguesia. Descobrimos que muitos alunos tinham este livro em suas casas …então porque não começar a ler o livro na escola? Até porque ia no sentido das matérias que nos encontrávamos a abordar?  Por isso, trabalhamos aspetos culturais e regionais de Modelos. Os alunos ficaram a conhecer a sua terra, os seus costumes e as suas origens. Nas nossas aulas não seguimos religiosamente os manuais. Os manuais são apenas orientações para os alunos e professores, sempre que pudemos investigamos e procuramos ser pragmáticos, utilitários ir ao meio e trazer o mundo exterior para a sala de aula. Aproveitamos para ver a realidade e estudá-la. Por isso fomos ao site da junta de freguesia ver os monumentos, a história da freguesia, o brasão e os seus símbolos. São assim as nossas aulas…

    Fica em baixo a obra abordada e a lenda de São Tiago (que é o santo padroeiro desta terra).

    Percursos e Itinerários

    A turma do 2º e 4º anos elaborou um trabalho sobre esta matéria. Aproveitamos o tema para propor  aos alunos a nossa visita de estudo e os nossos itinerários. Sim, porque a escola é de todos  mas mais dos alunos. A escola em primeiro lugar é dos alunos. E por isso fizemos uma apresentação do nosso itinerário e percurso em Aveiro. Assim fomos ver na internet o nosso percurso de visita a Aveiro…o que iremos observar por lá… E tivemos a aprovação por maioria dos alunos da nossa visita de estudo

     Aqui está o cartaz dos percursos e itinerários elaborado pelo 2º e 4º anos…  Achei interessante o gosto dos alunos pelas paisagens e caminhos de Portugal…

    E a nossa escolha. A nossa visita a Aveiro, observamos online  a beleza de Aveiro os seus  modos de produção e o modus vivendi das gentes  e de fato vai ao encontro dos vários temas retratados na nossa escola…

     

    Aproveitamos mais uma vez para falarmos das plantas e da cultura do arroz e até passamos mais um powerpoint sobre as plantas…

     

    Carregue neste link e veja”Fotos-Atividades”. Pois foram colocadas novas fotos das várias atividades realizadas na escola.

     

     



  2. Feliz Páscoa

    Março 31, 2012 by admin

    FELIZ PÁSCOA

    A EB1 Fontainhas deseja a todos uma Páscoa Feliz.

     


  3. Dia do Pai

    Março 30, 2012 by admin

     

    Dia do Pai

     

    Veja no site o post “Dia do Pai” com trabalhos realizados pelos alunos.

     

     


  4. Dia da Árvore

    Março 30, 2012 by admin

    DIA DA ÁRVORE

     

    No Dia da Árvore tivemos na  nossa escola a   Engenheira Andreia, que pertence à equipa das Florestas da Câmara Municipal de Paços de Ferreira . Como tínhamos acabado o capítulo das plantas e na semana da leitura abordamos a obra “A viagem da sementinha”. A Engenheira Andreia presenteou-nos com um kit para cada aluno de sementes e de recados para aos mais adultos lá de casa, com uns panfletos sobre alguns cuidados que deveremos ter em relação às nossas vidas e com a Natureza. Ainda foi distribuído por cada aluno anéis de árvore para explicar a idade das árvores. Sabias que existem árvores com 2000 anos? Ou então que por motivos de festejos das nossas vidas algumas espécies florestais estão ameaçadas de desaparecer entre elas o rosmaninho que é muito utilizado na Páscoa ou então o azevinho que é utilizado no Natal. Existiu um diálogo entre a Engenheira Andreia e os alunos da EB1 de Fontainhas e foi distribuído o kit e como os alunos gostaram muito existiu uma promessa de regressar  no Dia do Ambiente em 5 de Junho, para uma maior intervenção sobre o tema das plantas. Durante o ano letivo tivemos uma figueira na sala de aula que serviu para algumas experiências…vimos a figueira abrir a folha e registamos (foto em  baixo), falamos sobre a folha da figueira que era caduca…e a Engenheira Andreia fez questão de nós trazer mais umas informações que adoramos, ofereceu-nos a “Ficha técnica da figueira”. Trata-se de uma das primeiras plantas cultivadas pelo Homem. É uma espécie vegetal com muitas referências simbólicas. Adão vestiu as suas folhas ao perceber que estava nu. Muitos povos a consideravam sagrada. Outros fonte de fertilidade e fecundidade. A figueira com o seu fruto também  tem características terapêuticas:  com poder curativo, sobretudo para a constipação, asma, redução de peso, diminuição do colesterol, prevenção de doenças cardíacas, recomendada a pacientes diabéticos, prevenção hipertensão, fortalece os ossos, etc…

    Veja as fotos…

    Agradecemos toda a colaboração da Engenheira Andreia e pelo excelente trabalho com que nos presenteou no Dia da Árvore. Foi uma grande ajuda para o nosso trabalho sobre a obra que nos encontramos a abordar.

    Vejam o crescimento das folhas da figueira….(registado durante semanas)

    já agora a nossa experiência com o feijoeiro e milho na altura que abordamos a obra “A viagem da sementinha”…mais tarde explicaremos os vários tipos de raízes das duas espécies…

     

    O professor Artur, da disciplina de Educação Especial também colaborou na experiência, até desenhou as possíveis raízes das duas  plantas no quadro. Foi um momento que todos apreciaram.Como será a raiz do milho e do feijão?

     

     Fica aqui registado um trabalho da semana da leitura…o saber não tem limites, passamos por isso da literatura para as ciências e destas para a  ARTE –  Expressão Plástica. E com um pouco de engenharia construímos um aluno…

     

     

     No nosso manual (3ºano) vem esta experiência. Porém nos fizemos um pouco diferente, com a ideia e trabalho do professor Artur utilizamos papel em vez de algodão. Desta forma visualizamos melhor as raízes, porque elas crescem encostadas ao papel. Diga-se de passagem que foi uma excelente ideia… Todos os anos de escolaridade da EB1 fizeram estes trabalhos. Trabalhamos em conjunto. Mais tarde poderão observar o vídeo destas atividades da semana da leitura e do dia da árvore e da poesia.

     

     

     


  5. Projeto “Conta-nos uma história”

    Março 25, 2012 by admin

    A escola entra no projeto realizado pelo Ministério da Educação.

     

     

    logotipo_2_edicao.JPG

    “Conta-nos uma história”
    Podcast na Educação

    2011/2012

     

    O Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft, lança a 3.ª Edição do concurso “Conta-nos uma história!” – Podcast na educação.

     Esta iniciativa pretende fomentar a dinamização de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

    O ato de contar histórias desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens dos alunos destes níveis de educação e ensino, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores quer nas atividades de caráter mais lúdico.

    AQUI ESTÁ A NOSSA HISTÓRIA “A VIAGEM DA SEMENTINHA”.



  6. Semana da Leitura – 2012

    Março 10, 2012 by admin

    Semana da leitura 5 a 10 de março de 2012

    Apesar de não constar no Plano Anual de Atividades da nossa escola. Realizamos a semana da leitura na EB1 de Fontainhas, com a colaboração de todos os professores, alunos e Encarregados de Educação. Todas as turmas abordaram os mesmos temas.

     Teve o seu inicio na segunda feira com atividades ligadas ao Plano Nacional de Leitura. Os alunos abordaram a obra “A viagem da sementinha”. Trabalharam várias disciplinas em conjunto. Na parte da manhã fizemos um assalto à nossa biblioteca, pegamos nos livros e abrimos a semana da leitura com uma coreografia no pátio da escola, realizando um spot pubicitário da semana da leitura…

    Terça feira e quarta feira – continuação dos trabalhos da obra abordada numa vertente cientifica (com experiências), incluindo a experiência do feijoeiro. Trabalhos de análise da obra  com exploração de guiões de leitura para os vários anos letivos. Fizeram o resumo da obra e realizaram escrita criativa. Exploraram o tema das plantas, uma vez que a obra tocava neste domínio. Descrevemos os perigos que a Natureza atravessa. Os agentes erosivos  e a sua influência na vida vegetal. O papel das aves e do homem no meio ambiente. A utilidade das plantas. Abordaram as caracteristicas das estações do ano.  Alguns alunos influenciados pelo tema encontraram trevo de quatro folhas no recreio da escola (parece que é uma escola com sorte!). Parece que muitos segredos populares andam ligados às plantas….elas além de nos presentear com a sua beleza e perfume, disse por aí que algumas espécies também nos trazem anuncios de sorte ou azar?!  As aulas despertaram a curiosidade nos alunos e eles próprios exploraram as espécies vegetais que envolve a nossa escola, querendo descobrir o nome das várias espécies. No fim dos trabalhos composeram uma música sobre a obra “A viagem da sementinha”. Fizeram vários trabalhos de Expressão Plástica.

    Quinta feira –  Dia dos Encarregados de Educação. O papel dos pais na motivação dos seus filhos para a leitura. A leitura como um acto não só individual mas social.  Obra abordada com colaboração dos Encarregados de Educação “Os ovos misteriosos”. Trabalho com guião de leitura para os vários anos letivos. Exploração de temas Matemáticos relacionados com a obra. Os animais que entram na obra  e sua classificação em Estudo do Meio. Já agora um agradecimento especial aos Encarregados de Educação  pela excelente participação. Relembramos  que era o “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”, a obra também vinha ao encontro deste dia, pois a mãe de que tratava tão bem os seus filhos, mulher dedicada mesmo não sendo “pintos”, mas até dos crocodilos, das  serpentes e aturava o papagaio que não parava de tagarelar , também acartava todas aquelas coisas para a avestruz… mas todos os irmãos se defendiam…a amizade, a  fraternidade e a solidariedade. Um momento a não esquecer nesta semana que prendeu toda a atenção dos alunos e até dos adultos.

    Sexta feira – Continuação da obra abordada, terminando o guião de leitura  e como de costume era chegada a “Hora do Conto” na biblioteca digital. Pesquisa nos “Magalhães” sobre a biografia dos autores das obras.  Concurso de leitura com avaliação e gravação em audio e pesquisas na internet será realizado na próxima semana, pois por falta de tempo não concluimos todos os trabalhos. Da parte da tarde construimos um painel com o tema “A Amizade, Solidariedade e Fraternidade”. Com estes valores elaboraram frases em folhas de árvores  e exposeram uma imagem  de proteção da natureza cheia de  folhas, flores e frutos. Isto porque o tema das plantas, reprodução, proteção da vida animal, a amizade, solidariedade e fraternidade  estiveram  representadas nas obras abordadas. Na parte final composeram uma música relacionada com a obra “Os ovos misteriosos” e interpretada com o concerto de aranjuez de Paco de Lucía. Terminamos a semana em grande! Na próxima semana será o momento de arquivo e registo digital de todo material com a construção de um livro digital para o site.

    Na semana da leitura tivemos a colaboração de todos os professores …aqui vemos o professor Artur na disciplina de Educação Especial mais o seu aluno João do 3º ano,  a montar o nosso painel final da semana da leitura. Todos os elementos da escola  (até as funcionárias) colocaram uma folha com uma frase sobre o tema da nossa semana “A AMIZADE, FRATERNIDADE E SOLIDARIEDADE”.

    A turma do 2º e 4º ano colaborou activamente em todas as tarefas …veja-se o trabalho do professor António no quadro com a obra “A viagem da sementinha”…mostra muita experiência em anos de trabalho, não devemos de esquecer que a experiênca é ouro que poderemos transmitir para os mais novos .  Todas  as turmas exploraram os vários temas sempre com entusiasmo…

    Estamos a organizar material das várias turmas para a sua  publicação. Na próxima semana publicaremos todo o material. Estamos a recolher o material de todos os anos de escolaridade.

    Já agora veja o nosso spot publicitário da semana da leitura…