DIA DA ÁRVORE
No Dia da Árvore tivemos na nossa escola a Engenheira Andreia, que pertence à equipa das Florestas da Câmara Municipal de Paços de Ferreira . Como tínhamos acabado o capítulo das plantas e na semana da leitura abordamos a obra “A viagem da sementinha”. A Engenheira Andreia presenteou-nos com um kit para cada aluno de sementes e de recados para aos mais adultos lá de casa, com uns panfletos sobre alguns cuidados que deveremos ter em relação às nossas vidas e com a Natureza. Ainda foi distribuído por cada aluno anéis de árvore para explicar a idade das árvores. Sabias que existem árvores com 2000 anos? Ou então que por motivos de festejos das nossas vidas algumas espécies florestais estão ameaçadas de desaparecer entre elas o rosmaninho que é muito utilizado na Páscoa ou então o azevinho que é utilizado no Natal. Existiu um diálogo entre a Engenheira Andreia e os alunos da EB1 de Fontainhas e foi distribuído o kit e como os alunos gostaram muito existiu uma promessa de regressar no Dia do Ambiente em 5 de Junho, para uma maior intervenção sobre o tema das plantas. Durante o ano letivo tivemos uma figueira na sala de aula que serviu para algumas experiências…vimos a figueira abrir a folha e registamos (foto em baixo), falamos sobre a folha da figueira que era caduca…e a Engenheira Andreia fez questão de nós trazer mais umas informações que adoramos, ofereceu-nos a “Ficha técnica da figueira”. Trata-se de uma das primeiras plantas cultivadas pelo Homem. É uma espécie vegetal com muitas referências simbólicas. Adão vestiu as suas folhas ao perceber que estava nu. Muitos povos a consideravam sagrada. Outros fonte de fertilidade e fecundidade. A figueira com o seu fruto também tem características terapêuticas: com poder curativo, sobretudo para a constipação, asma, redução de peso, diminuição do colesterol, prevenção de doenças cardíacas, recomendada a pacientes diabéticos, prevenção hipertensão, fortalece os ossos, etc…
Veja as fotos…
Agradecemos toda a colaboração da Engenheira Andreia e pelo excelente trabalho com que nos presenteou no Dia da Árvore. Foi uma grande ajuda para o nosso trabalho sobre a obra que nos encontramos a abordar.
Vejam o crescimento das folhas da figueira….(registado durante semanas)
já agora a nossa experiência com o feijoeiro e milho na altura que abordamos a obra “A viagem da sementinha”…mais tarde explicaremos os vários tipos de raízes das duas espécies…
O professor Artur, da disciplina de Educação Especial também colaborou na experiência, até desenhou as possíveis raízes das duas plantas no quadro. Foi um momento que todos apreciaram.Como será a raiz do milho e do feijão?
Fica aqui registado um trabalho da semana da leitura…o saber não tem limites, passamos por isso da literatura para as ciências e destas para a ARTE – Expressão Plástica. E com um pouco de engenharia construímos um aluno…
No nosso manual (3ºano) vem esta experiência. Porém nos fizemos um pouco diferente, com a ideia e trabalho do professor Artur utilizamos papel em vez de algodão. Desta forma visualizamos melhor as raízes, porque elas crescem encostadas ao papel. Diga-se de passagem que foi uma excelente ideia… Todos os anos de escolaridade da EB1 fizeram estes trabalhos. Trabalhamos em conjunto. Mais tarde poderão observar o vídeo destas atividades da semana da leitura e do dia da árvore e da poesia.