Desfile de Carnaval na EB1 de Fontainhas.
No dia 17 de fevereiro de 2012, da parte da manhã os alunos da EB1 de Fontainhas saíram mais uma vez com o saber pelas ruas e ruelas de Modelos. Os alunos com trajes a rigor carnavalesco e com o tema de “Futuro” publicaram na população alegria e risos com serpentinas, canções e ritmo de samba cheio de grande colorido … As turmas trabalharam preparativos para o desfile, atividade inserida no Plano Anual de Atividades de 2011/12. Nós próximos dias os alunos pesquisaram na internet as origens do Carnaval, o porquê desta tradição. Em Expressão Plástica realizaram máscaras com recorte, pintura e colagem. Em Língua Portuguesa abordaram “A Lenda de Arlequim”, um jovem que não tinha dinheiro para o traje do baile de Carnaval, pois enquanto os amigos vestiam como reis, rainhas e gente da fidalguia, … Arlequim fez uma roupa com pedacinhos de tecido que os amigos lhe ofereceram e até ganhou o concurso no baile. Foi esta a nossa lenda de Carnaval. Mais uma vez trazemos os valores da amizade e a motivação para a criatividade das crianças numa época em que o capital tem mais valor e se atraem as crianças para o mundo das marcas e riquezas do consumismo e até hierarquias através do vestuário, criando desigualdades cada vez maiores na sociedade. Tudo isto e porque pensamos no FUTURO… que é o nosso tema do Carnaval, em que algumas crianças criaram o seu vestuário figurando de astronautas, metade carro e metade homem, porque é o tempo das máquinas, cientistas, o desempregado e alguns robôs e até chineses, pelo meio assaltantes e super heróis, porque o que nos resta o futuro? Aproveitamos para inserir esta lenda abordada na aula, no nosso Projeto Curricular de Turma do 1º e 3º anos – “As Lendas e Narrativas”. A turma está a preparar e ensaiar a sua representação em Expressão Dramática, bem como alguns trabalhos de Expressão Plástica.Com o teatro trabalhamos a memória (decorar textos), a expressão do corpo e o trabalho de linguagem. Os alunos ficam familiarizados com o diálogo e os sinais de pontuação. Mas mais importante! O GOSTO PELO TEATRO! Pela representação que continua a ser um excelente espectáculo assistido durante séculos. E tudo isto porque o Carnaval tem fantasia, cor e as ruas são hoje o grande palco. A vida é um grande palco para todas as idades, no qual teremos de saber representar muito bem o nosso papel. E cada um dos alunos representou muito bem o seu papel. Já agora agradecemos a todos os Encarregados de Educação pela dedicação como trabalharam e apoiaram esta iniciativa.
Veja o vídeo do desfile de Carnaval da nossa escola.
Já agora fica aqui uma imagem como lá por casa se pensa no futuro… os cientistas…chineses…robôs …homens máquinas (talvez com rodas em vez de pernas 🙂 )…os astronautas e pelo meio muitos super-heróis (policias, militares) e muitas bruxas e princesas…não há dúvida o que será o futuro?
Esta é uma jovem ARLEQUIM como na nossa lenda…um vestido com restos de tecidos e um guarda – sol chinês…É o futuro aproveitar bem o restos dos tecidos e como ficou maravilhoso o Arlequim! 🙂
Alguns viram no desporto o futuro e principalmente no mágico número 7…
Até o palhaço tem futuro…
Até uma boneca tem futuro…
E a bruxa é o futuro…
Já agora uma médica em serviço no futuro … provavelmente os médicos trazem todos os medicamentos e a caixa de socorros numa mala em miniatura e até andam pelas ruas constantemente porque os sinistros vão aumentar devido ás más condições físicas das estradas, ao nível de violência social, buracos económicos… É o que os alunos me perguntavam …o que é o futuro professor? Pois é!!! Muito provavelmente é isto! Acabaram todos por acertar ?! Mas eu também pergunto ao cidadão lá de casa…que FUTURO? Em vez de perguntarem ao professor …procurem outra pessoa… Que sociedade de futuro teremos? Um quadro social surgiu neste Carnaval, que todos testemunhamos, muitos policias…militares…assaltantes e super-heróis…veja:
Pelas personagens poderemos descobrir o que lá por casa se pensa do futuro… o mais interessante é que não vi ninguém caracterizado de professor ou professora…realmente ninguém quer ser professor, não é profissão de futuro… o melhor é fazer como esta aluna, que veio caracterizada com o pijama e cobertor da cama …..mais ou menos horas, mas no futuro o homem também vai dormir… e já agora será sensato dormir a pensar nisto… 🙂
Já agora e como se trata de futuro …fica aqui uma composição musical de Fernando Tordo “Adeus Tristeza” até depois…e o meu FUTURO foi aquilo que se viu!!! Porque é este o grande palco!