Os Reis na nossa escola…
Como é da praxe de todos os anos, os alunos cantaram os reis, para estimular a continuação dos costumes da nossa gente. O vídeo em baixo mostra os reis do dia 6 de Janeiro de 2012. Professores, alunos e funcionários saíram à rua com a cultura musical e fomos pela aldeia desejar um Bom Ano para a população. O povo gostou saiu à rua para nós verem passar e ofereceram rebuçados (como é tradição cá na terra). A escola mais uma vez mostra que é um forte veículo da cultura das gentes da terra, dinamiza e educa as massas. A escola é o centro cultural da aldeia sem ela a aldeia fica mais pobre. A solução para o país não passa por se fecharem as escolas, mas sim apoiá-las, rejuvenescer o que é velho, trazer o “passado para o presente” e preparar as sociedades vindouras. É da escola que saíram as raizes o produto e a produção da cultura. É da escola que saiu a ideia, o pensamento para a criação de teatro, desporto, música é aqui que se construíram os pilares da sociedade. A escola é aldeia e a aldeia precisa destas escolas no seu centro cultural. . Para todos um Bom Ano é a mensagem musical que queremos transmitir. A composição musical que levamos aos vários lugares da aldeia, intitula-se “Tempo de Natal ” escrita pelo compositor Rogério Duarte. Foi interpretada ao som de três instrumentos: instrumento de cordas guitarra clássica do Prof Ismael e de um instrumento de sopro um Bombardino do Prof Ricardo Cunha, professor de Música desta escola e pelo instrumento da voz – o canto dos alunos.
Algo interessante sobre os instrumentos musicais que aparecem no filme…
Bombardino
Bombardino (também conhecido por Barítono), é um instrumento musical pertencente à família das saxotrompas.
Tal como toda a familia das saxotrompas, o bombardino tem como base a trompa de postilhão, à qual foi adicionada um sistema de pistões.
A invenção das válvulas/pistões, atribuida a Heinrick Stozel e a Friederich Blushmel, por volta de 1815, revolucionou o desing dos metais. O sitema de válvulas foi um sucesso pois facilitou na afinação e na extensão do instrumento. Este sistema foi utilizado pela primeira vez em 1623 no tenorbasshorn que era uma trompa idêntica ao eufónio[carece de fontes?].
Entre 1842 e 1845 Adolph Sax produz a familia das saxtrompas. Estes instrumentos de válvulas compreendem, entre outros, o bombardino (baritone saxhorn) em Si b e o bombardão (bass saxhorn) em Mi b.
Em 1859 e posteriormente em 1870 o professor Phasey, professor de Eufónio e Barítono, melhorou o bombardino alargando o tubo.
É a partir da década de 1870 que o bombardino assuma a sua estrutura actual.
A Guitarra Clássica (Viola)
A guitarra foi inventada por um sírio de nome Zyryab que, tendo nascido em bagdad, viveu e morreu em Córdova no Séc.VIII, na corte do Emir Abderraman II e que terá acrescentado uma décima quinta corda ao alaúde árabe, instrumento antecessor da guitarra. A Guitarra Clássica apareceu em 1586 em Espanha aquando do primeiro tratado de guitarra, designada na época de Guitarra Espanhola, em duas vertentes: a clássica e a flamenca, ambas com seis cordas de nylon simples. O formato destes dois instrumentos deve-se a um senhor chamado António Torres, que viveu em Sevilha na segunda metade do século XIX. No entanto o formato a que estamos habituados da Guitarra Clássica foi desenvolvido e remodelado por José Ramirez, de Madrid (Séc. XIX), e Andreas Segóvia, melhor guitarrista de todos os tempos (séc. XX). Contudo existem outros grandes construtores de Guitarra Clássica, como Hermann Hauser (Alemanha), Ignácio Fleta (Espanha) ou Romanilhos (Espanha), os grandes construtores de Guitarra Flamenca são os Hermanos Conde. No princípio do Séc. XX, em Portugal, foi adoptado este tipo de guitarra ao acompanhamento de fado, sendo este instrumento chamado de Viola de Fado, ligeiramente diferente da Guitarra Clássica e da Guitarra Flamenca, devido à introdução de cordas de aço neste instrumento, em contraposição às seis cordas de nylon utilizadas nos dois tipos referidos. Posteriormente a Guitarra Clássica de cordas de nylon substituiu definitivamente aquele instrumento no acompanhamento da Guitarra Portuguesa e do Fado de Coimbra, onde assume um papel fundamental, marcando os tempos da Guitarra Portuguesa e dando entrada para a voz (passagem de baixos que antecedem a entrada da voz do cantor), bem como o acompanhamento em algumas baladas como instrumento solista.
Porque se chama em algumas zonas de Portugal de violão? Porque os portugueses colocaram-lhe o nome de viola, os brasileiros como colocam o “ão” em tudo chamaram-lhe violão.