Comemora-se no dia 17 de novembro o “Dia do não fumador”. As turmas nesta data reuniram-se e trabalhamos em coletivo. Passamos videos, powerpoint, cantamos músicas e trabalhamos um texto dos malíficios do tabaco. Vimos a rota no mundo desta planta, percorrendo no mapa mundi na internet. No fim realizamos experiẽncias, mostramos aos alunos numa garrafa e num guardanapo como ficam os pulmões e o sangue de um fumador…
Como os alunos andam a treinar músicas natalinas, com partitura para a festa de Natal, … e como tinhamos de dar as frações, nada melhor que explicar o compasso na música a fração que aparece logo a seguir à clave de sol. Foi mais um momento de descoberta e interesse na aula… e partimos da música para o tema que queríamos abordar na aula, foi mais uma motivação. A música e a divisão do compasso. A duração das notas e a sua divisão…os alunos ficam preparados num ambiente próprio para o tema central da aula. As frações.
Depois do treino de Golfe da parte da manhã, no dia 20 de novembro de 2015 ficamos pouco esclarecidos sobre a influência que fazem os vários tipos de tacos e tamanhos de ferros na distãncia e velocidade da bola.. Como a turma tinha que dar os ângulos na disciplina de Matemática acabamos por pesquisar na net, os vários tacos ou madeiras e as suas carateristicas em termos de abertura de ângulo e os vários tamanhos de ferros… Os alunos acabaram por utilizar o transferidor e régua no caderno, bem como as ferramentas no quadro interativo para desenho … Chegamos à conclusão que os tacos como o “diver” com um ângulo agudo entre 8-11 graus a bola tem uma trajetória mais baixa, mas mais longa…o tamanho de ferro também influência, os tamanhos maiores pode atingir 175 ou 137 metros. Com os ferros mais pequenos a distãncia diminui … os tacos com a abertura de ângulo a distância diminui, mas a trajetória é mais elevada (isto com ângulos obtusos)… Entramos no mundo dos ãngulos com os tacos de golfe…
Terminamos a semana com mais um momento de descontração e divertimento o ensaio de flautas com a composição “Noie Feliz” para a nossa festa de Natal.
Hoje, 20 de novembro de 2015, da parte da manhã as turmas da escola de Igreja-Roço, Santa Cristina foram praticar golfe, à freguesia de Louredo, do concelho de Amarante (terra do prof desta escola – Ismael 🙂 . Trata-se de um trabalho realizado pela coordenação de Desporto Escolar da responsabilidade da professora Virginia Oliveira, professora do Agrupamento Amadeo Souza Cardoso, a qual se encontra a dirigir este grupo de alunos. Esteve presente também o professor de Educação Física Carlos experiente nesta modalidade. Acabamos todos por dar umas tacadas de golfe e alguns até tem algum jeito para a modalidade …Os professores de desporto falaram dos ângulos dos tacos de golfe e vamos aproveitar para em Matemática da parte da tarde falar deste tema. Os ângulos nos tacos… mais tarde publicaremos aqui o nosso estudo dos tacos e os ãngulos… Foi uma manhã excelente!
Para comemorar o aniversário do pintor Amadeo de Souza- Cardoso, a nossa escola vai dar a conhecer a vida e obra de Amadeo, o qual deu o nome ao nosso Agrupamento. Vamos começar a semana por passar este powerpoint…
Partilho uma imagem fantástica do trabalho do Agrupamento com o símbolo do Amadeo…
Na escoila de Igreja- Roço pintaram quadros do Amadeo…
Os alunos gravaram a História de Amadeo Souza Cardoso. Poema original do grupo de teatro TAMARANTO, adaptações feitas pela Escola Básica de Igreja- Roço.
Os alunos trabalham no quadro interativo da sala. Temos recursos com manuais digitalizados e recursos próprios programados para várias aulas. O software do quadro trabalha muito bem e os alunos adoram todo este tipo de trabalho e começam a dominar os vários softwares… Recorremos à “AULA DIGITAL” e “PROF AREAL”… os alunos e professor também instalaram alguns softs nos tablets e telemóveis (dicionário da Porto Editora, prof areal). Hoje temos o mundo na palma da mão! Ter um telemóvel é importante durante a aula! Eu tenho no telemóvel uma gramática, dicionário e até a planificação da prof areal. São aplicações aps acessiveis a todo o público. Os alunos acedem a toda uma panóplia de recursos multimédia. A nossa escola tem um quadro interativo, o qual está sempre ligado e utilizamos diáriamente. Temos recursos diários nas várias disciplinas, os quais utilizamos: jogos, fichas de Português, Matemática e Estudo do Meio.
Como chegar ao site da nossa escola? Começa a ficar pulverizado por categórias no motor de busca do google. Basta meter o seguinte título no google: “escola básica de igreja-roço“, pode utilizar tudo em letras minúsculas ou maiúsculas. Veja a pulverização que estamos a fazer…
Como já é tradição a turma faz jogos com os dados e material multibásico (MAB). Mas os alunos ficaram espantados, porque num texto de Português da santillana aparecia um novo jogo de dados com magia… Claro! Tivemos de explorar o jogo e compará-lo aos jogos que fazíamos. Os jogos que normalmente fazemos são o jogo do banqueiro e de cálculo mental. Nestes jogos utilizamos variáveis… poderemos inserir a multiplicação, subtração, adição e alteramos o número de dados de acordo com o nível do aluno…Mas este novo jogo era adivinhar o número…Fizemos o jogo e acabamos por explorar o próprio sólido – cubo. Fomos investigar mais jogos e acabamos a aula a ver as várias planificações do cubo…uns assuntos levam a outros e divertimo-nos todos na descoberta!!! Até o professor! 🙂
No dia 11 de novembro de 2015, da parte da tarde realizamos o nosso magusto. As mães juntaram-se e ajudaram nos preparativos, foram apanhar caruma aos montes de Santa Cristina. As professoras de Expressões fizeram trabalhos para a escola e especialmente para este dia. A professora Mónica que tem colaborado muito nas atividades, desta vez criou uma caixinha muito engraçada, para meter as castanhas e fez esta caixinha para todos os meninos (as) da escola incluindo o Jardim… Outras professoras ensaiaram músicas e danças … Foi de facto um dia em grande!
No dia 11 de Novembro de 2015, na escola de Igreja-Roço, da parte da manhã realizou-se a Feira de S. Martinho, da parte da tarde fizemos o Magusto. O cenário para as várias atividades a realizar no exterior foram as escadas da entrada da escola; aproveitamos os degraus para fazer um coro da escola, nas janelas da escola colocamos uns desenhos com elementos da feirinha e pintamos umas letras com a seguinte mensagem: “Agrupamento Amadeo/ Escola Aberta”. O cenário para o espetáculo era toda a escola na sua porta de entrada. Os pais sentaram-se e assistiram a música, dança e teatro ligados ao S. Martinho. Para abertura do espetáculo, utilizamos uma mensagem em mímica com as letras “ABERTO”; o qual abrimos as portas colocando na porta de entrada. As pessoas aplaudiram e gostaram das nossas representações. A seguir abrimos a feira com os produtos dentro das salas. Tivemos a visita do Sr. Diretor do Agrupamento, foi uma manhã cheia de entusiasmo. Da parte da tarde começamos por transportar a caruma e colocá-la no recreio, esta caruma que as mães apanharam nos montes de Santa Cristina. Por cima da caruma deitamos as castanhas e em cima destas mais caruma. Os professores com umas varas mexiam as castanhas. Algumas rebentavam e ouvíamos os seus estoiros ao mesmo tempo entoávamos canções. No fim de comermos as castanhas enfarruscamo-nos com a cinza e saltamos a fogueira. Foi uma tarde inesquecível …alguns ex alunos visitaram-nos …
O Sr. Diretor do Agrupamento esteve na nossa escola no dia da feirinha…