post

Escritor Pedro Leitão na Escola da Estradinha-Sendim

Escritor Pedro Leitão na Escola da Estradinha-Sendim

No dia 30/10/2024, pelas 11h,a escola recebeu o escritor para apresentar os seus livros e um diálogo perto de todos os alunos. Foi uma manhã extraordinária com banda desenhada. A Banda Desenhada é sem dúvida uma arte facilitadora do processo de comunicação, na medida em que ajuda o indivíduo (criador) a expor os seus sentimentos, crenças ou pensamentos, podendo ser utilizada como processo de terapia na busca da obtenção de benefícios para si mesmo.A banda desenhada não substitui um livro técnico, mas serve de apoio na compreensão de conceitos mais complexos e atua como ponte para uma leitura mais técnica.O uso da linguagem escrita associada com a linguagem gráfica permite ao leitor entrar “dentro” da história. Um recurso característico para comunicar  as falas dos personagens é o uso dos balões. Seus diferentes formatos permitem que os balões transmitam as diversas interações no texto.

 

Mas qual a importância de uso da banda desenhada na educação? O primeiro ponto é que a banda desenhada é muita das vezes a porta de entrada das crianças no mundo da literatura. A história contada de forma sequencial, quadro a quadro, faz com muitos jovens criem gosto pela leitura e acabam buscando outros géneros literários.

Outro ponto importante é que a banda desenhada pode ser utilizada para introduzir um determinado assunto em sala de aula. Não só nas aulas de português, mas nas aulas de história e geografia, biologia e geologia, matemática e de física e química. Muitas vezes a banda desenhada é utilizada para clarificar conteúdos complexos através das falas das personagens e das ilustrações, auxiliando a percepção do aluno.

 

Dia 30-10-2024:Encontro com escritor Pedro Leitão

Dia 30-10-2024, pelas 11h:Encontro com escritor Pedro Leitão.

O escritor Pedro Leitão, no dia 30 de outubro de 2024, no horário das 11h às 12h estará na nossa escola para nos contar uma história de um dos muitos dos seus livros.

 

Os alunos podem comprar o livro do escritor. Apresento os vários livros:

 

 

BIBLIOGRAFIA:

Obras publicadas em Portugal

Séries

As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho

  • 01. A Viagem no Carro Encarnado – Gailivro (2004)

  • 02. O Leitão Azul – Gailivro (2005)

  • 03. A Praia da Rocha Amarela – Gailivro (2007)

  • 04. O Super Leitão Cor de Laranja – Gailivro (2008)

  • 05. Os Artistas da Almofadinha Verde – Gailivro (2010)

  • 06. O Regresso ao Castelo Violeta – Gailivro (2013)

  • 07. O Capitão Barrigudo Castanho – Gailivro (2014)

  • 08. A Famosa Escola Cor de Rosa – Gailivro (2015)

  • 09. As Misteriosas Bolas Brancas – Gailivro (2016)

  • 10. O Herói da Capa Preta – Gailivro (2017)

  • 11. Os Brincalhões do Triângulo Cinzento – Gailivro (2018)

  • 12. O Monstro Marinho Ocre – Gailivro (2019)

  • 13. A Invencível Vitória Carmim – Gailivro (2020)

  • 14. A Fabulosa Fábula Lilás – Gailivro (2021)

 

Biografia

Pedro Leitão

Nascimento: 1965
Naturalidade: Luanda, Angola
Nacionalidade: Portuguesa

< style=”text-align: center;”>Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em 1993. Apesar de constarem do seu currículo diversas exposições individuais de pintura, é à ilustração e à banda desenhada que se tem dedicado. Quando vivia nos EUA, começou a publicar algumas tiras num jornal escolar. Seguiu-se uma breve passagem pelos Açores, continuando a colaborar com publicações regionais. A Viagem no Carro Encarnado, a primeira aventura de Zé Leitão e Maria Cavalinho, foi realizada em 1994, como um puro divertimento pessoal, sem preocupação de formato e material. Resultou numa história muda, com cerca de quarenta pranchas.

<style=”text-align: center;”>Entre 1996 e 2000, colaborou com a revista infantil Rua Sésamo, publicando bandas desenhadas de duas pranchas. A Viagem do Carro Encarnado foi publicada nessa revista, numa versão de dezoito pranchas, ao longo de nove meses. A partir de 1997, o autor começou a sua carreira como ilustrador de livros infantis e escolares, colaborando diversas vezes com Luísa Ducla Soares. Em 2002, a Gailivro aceitou o desafio de experimentar a edição de banda desenhada e publicou As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho, série que continua a editar até ao momento. Complementando o seu trabalho de autor de BD, realiza regularmente, em escolas e bibliotecas públicas, sessões de Animação à Leitura. Colabora também, desde 1995, com o dramaturgo e ator Paulo Lages, na criação e representação de espetáculos de Teatro com Livro e Leitura.

LINK DA PÁGINA DO ESCRITOR:

https://bandasdesenhadas.com/2019/02/03/pedro-leitao/