Escritor Pedro Leitão na Escola da Estradinha-Sendim
No dia 30/10/2024, pelas 11h,a escola recebeu o escritor para apresentar os seus livros e um diálogo perto de todos os alunos. Foi uma manhã extraordinária com banda desenhada. A Banda Desenhada é sem dúvida uma arte facilitadora do processo de comunicação, na medida em que ajuda o indivíduo (criador) a expor os seus sentimentos, crenças ou pensamentos, podendo ser utilizada como processo de terapia na busca da obtenção de benefícios para si mesmo.A banda desenhada não substitui um livro técnico, mas serve de apoio na compreensão de conceitos mais complexos e atua como ponte para uma leitura mais técnica.O uso da linguagem escrita associada com a linguagem gráfica permite ao leitor entrar “dentro” da história. Um recurso característico para comunicar as falas dos personagens é o uso dos balões. Seus diferentes formatos permitem que os balões transmitam as diversas interações no texto.
Mas qual a importância de uso da banda desenhada na educação? O primeiro ponto é que a banda desenhada é muita das vezes a porta de entrada das crianças no mundo da literatura. A história contada de forma sequencial, quadro a quadro, faz com muitos jovens criem gosto pela leitura e acabam buscando outros géneros literários.
Outro ponto importante é que a banda desenhada pode ser utilizada para introduzir um determinado assunto em sala de aula. Não só nas aulas de português, mas nas aulas de história e geografia, biologia e geologia, matemática e de física e química. Muitas vezes a banda desenhada é utilizada para clarificar conteúdos complexos através das falas das personagens e das ilustrações, auxiliando a percepção do aluno.