Dia Mundial do “Olá!”

  • Dia Mundial do “Olá.”

Hoje, 21 de novembro celebramos o Dia Mundial do Olá. Se andarmos à volta do mundo encontramos mais de 2700 idiomas, com palavras a significarem olá. Esta é uma palavra de cumprimento na sociedade. Hoje nas escolas devemos comunicar e mostrar as regras de cidadania. Pertence ao respeito e saber estar na sociedade cumprimentar.

Apresento uma nuvem de algumas palavras. O desenho da mão significa cumprimento ou de despedida em Portugal, por isso desenhamos uma mão com as palavras iguais ao olá português nos vários países. Esta nuvem foi realizada numa aula com os alunos do 2º ano de Santa Cristina.

Um simples “olá”, “oi”, aceno, aperto de mão ou beijo, pode ser entendido pela maioria das pessoas, embora isso possa ser ofensivo, dependendo da cultura original da pessoa que você está cumprimentando.

Em Árabe é “assalamu alaikum wa rahmatullah”. Em Urdu será “adaab ou tasleem”.

Cada cultura e idioma tem uma forma diferente de linguagem corporal. O aperto de mão é uma cortesia comum em países como a Austrália, Inglaterra e Brasil, enquanto os moradores da Coréia e Japão preferem um curvamento distante da outra pessoa e os Ucranianos são carinhosos e abraçam ou beijam. Os malteses gostam de beijar a pessoa em cada lado da bochecha se conhecê-la bem e apertar a mão se não conhecerem tão informalmente assim. Na Índia, um Namastê é comumente acompanhado de um leve curvamento feito com as mãos juntas, as palmas da mão tocando uma a outra e os dedos apontados para cima, em frente ao seu peito. O aperto de mão é mais comum entre os homens, especialmente nas cidades, mas um homem não deve apertar a mão de uma mulher, a menos que ela ofereça sua mão primeiro. Além disso, na Índia, se você estiver cumprimentando uma pessoa de grande prestígio, você deve se curvar e tocar os pés da pessoa e então o seu próprio peito.

Não olhe os Navajos nos olhos. Isso é ofensivo em sua cultura e você pode receber rispidez em retorno.

Certifique-se de que você está usando o cumprimento ideal para a situação. Por exemplo, em Português, nós usamos as frases mais formais “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” para cumprimentar clientes no ambiente de trabalho, mas usamos as palavras mais informais como “olá” e “oi” para cumprimentarmos nossos colegas, amigos e familiares.

Tire um tempo para aprender a pronúncia correta. Isso não apenas ajuda a evitar confusão, como também é uma questão de cortesia. Por exemplo, muitos idiomas tem um R enrolado.

Quando os Navajos fazem um aperto de mão, eles não pegam a mão um do outro de forma apertada. Eles simplesmente fazem um ‘aperto de mão fraco’ e o que conta é apenas o leve aperto.

Avisos

Se você visitar outro país que fale Português, não imite o sotaque ou as gírias de lá, ou você pode parecer rude ou arrogante. Usar as palavras de forma errada, ou pronunciá-las assim, pode fazer você parecer inadequado.

Se você pronunciar estas palavras da forma errada e alguém disser isso a você, pode ser embaraçoso, então tente aprender a pronúncia correta! Não importa muito se você cometer um erro e a maioria das pessoas serão compreensivas enquanto a isso, mas é apenas uma cortesia comum tentar.

As culturas de diversos países são obviamente diferentes e o idioma destes lugares igualmente reflete isso.

Na Europa, acenar com a mão para frente e para trás pode significar “Não”. Para acenar em “despedida”, levante a palma da mão para fora e acene com os dedos em uníssiono. Isso também é um insulto grave na Nigéria, se a mão estiver muito perto do rosto da outra pessoa.

 

post

Dia do não fumador-2017-2018

Dia do não fumador.

Na sexta-feira , 17 de Novembro de 2017, a escola da Lama e de Santa Cristina realizaram a atividade do Dia do não fumador.  Nas salas de aula trabalharam textos e construíram desenhos sobre este tema. Foi escolhido um desenho por turma e criamos um autocolante, o qual distribuímos a todos os alunos. Da parte da tarde, fizemos a experiência da garrafa fumadora. Desta forma tentamos comunicar os malefícios do cigarro para os alunos e comunidade em geral.

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

 

post

Dia de Agrupamento – 2017/18

Dia do Agrupamento Amadeo Souza-Cardoso

No dia 14 de novembro de 2017 celebramos o dia do Agrupamento Amadeo Souza-Cardoso. Esta data é o dia do nascimento do nosso pintor conterrâneo que viveu no lugar de Manhufe, freguesia de Mancelos.  Hoje  se Amadeo  fosse vivo tinha 130 anos. Projetamos quadros do pintor, bem como declamamos a sua biografia em poesia acompanhada da guitarra clássica. Continuamos com a peça de teatro musical do ano anterior, com a caraterização de Amadeo e pintura do quadro. Ficam aqui algumas imagens do trabalho realizado…

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

 

 

post

Magusto e feira de S.Martinho-2017/2018

Magusto e feirinha de S. Martinho.

Na sexta feira, 10 de novembro de 2017, da parte da manhã realizámos uma feirinha com produtos oferecidos pelos pais e Encarregados de Educação. Da parte da tarde fizemos o nosso Magusto. A feirinha teve uma forte adesão pelos pais e Encarregados de Educação, bem como a presença de elementos da Junta de freguesia. Desde já as escolas agradecem toda a colaboração e participação de todos os intervenientes. A fogueira devido à segurança e problemas que assolam o nosso país com os incêndios, teve de ser realizada num grelhador, mas depois das castanhas assadas, os alunos e professores camuflaram-se com a cinza. 🙂 No Magusto tivemos a presença de toda a equipa educativa e alunos do jardim da Cumieira. O mundo mágico, com a alegria das crianças e a nossa tradição foi mantida. Foi um dia muito divertido!

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

post

Trabalhos S.Martinho-2017/2018

Trabalhos de S. Martinho-2017/2018

Nesta semana, os alunos da Escola de Santa Cristina e Escola da Lama trabalharam o tema S.Martinho nas várias áreas curriculares. Algumas turmas, ainda irão continuar a explorar este tema na próxima semana com textos, poesias, fichas gramaticais, trabalhos ortográficos, problemas e exercícios matemáticos, exploração do fruto castanha/estações do ano em Estudo do Meio, trabalhos de Expressões…

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

post

Dia das Bruxas-2017/2018(2ºpost)

Dia das Bruxas-2017/2018

Mais alguns trabalhos das várias turmas do Dia das Bruxas…os próprios manuais pedagógicos encontram-se documentados com muitos materiais digitais para comemorar este dia: músicas em karaoke, textos, materiais para expressão plástica, jogos desportivos…

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

 

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

post

Dia das Bruxas-2017/2018(1ºpost)

Dia das Bruxas-2017/2018

No dia 31 de outubro de 2017, celebramos o Dia das Bruxas. Muitos alunos vieram trajados com roupas assustadoras. As turmas realizaram vários trabalhos dentro das disciplinas curriculares, AECS e Inglês. Todavia, por ser uma forte tradição inglesa conhecida por “Halloween”, por  este motivo,  os alunos realizaram muitas atividades nesta disciplina. As salas de aula e um pouco por toda a escola encheram-se ornamentos e objetos criados pelos alunos…vejam as nossas imagens… Dada a quantidade elevada de trabalhos apresentamos dois posts…também podem observar mais imagens na nossa galleria de imagens da escola.  😛 

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

 

 

 

post

Projeto Golfe-2017/2018

Projeto Golfe-2017/2018

As turmas do 3º e 4 anos das Escolas Básicas da Lama e Igreja-Roço, mais uma vez, como em anos anteriores participam no projeto de Golfe, protocolo estabelecido entre a RTA-Região de Turismo de Amarante e Federação Portuguesa de Golfe. Um excelente projeto, que estimula os alunos na concentração, equilíbrio mental…durante o ano letivo, os alunos participam em jogos/campeonatos e treinos no campo de golfe da RTA, situado na freguesia de Louredo. Está comprovado que com estas tarefas, os alunos quando regressam ao trabalho encontram-se com um espirito aberto, mais livre e motivados para as aprendizagens. Até pelo espaço verde e visita ao campo, por si próprio acaba por favorecer  a motivação para o saber. 

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

 

post

A girafa que comia estrelas…

A girafa que comia estrelas…

No dia 26 e 27 de outubro de 2017, a turma do 2º ano da Escola de Santa Cristina trabalhou a a obra do PNL-Plano Nacional de Leitura ” A Girafa que comia estrelas”. Depois de lerem a obra, livro cedido da Biblioteca Amadeo…e porque é importante folhear um livro e sentir o papel….observaram seguidamente o filme, bem como um powerpoint da obra e realizaram guiões de leitura com trabalho interdisciplinar.

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

 

post

Ciência de outono

Ciência de outono

Nos dias seguintes, ao Dia da Alimentação, os alunos da Escola da Lama e Santa Cristina trabalharam multidisciplinaridade com o tema da alimentação. Os alunos do 2º ano, na disciplina de Música construiram um karaoke. Em Expressão Plástica pintaram a composição musical(letra da música do Karoke)com desenhos. Em Estudo do Meio pegaram num pedaço da natureza e levaram para o laboratório da sala de aula para estudar…neste caso pegaram nos frutos para descobrir as propriedades e os sentidos (olfato, tato, visão, paladar e audição). Ouviram os sons que os frutos reproduzem ao cair no chão, o cheiro, a cor e paladar dos frutos de outono…Investigamos a origem dos frutos, o nome das plantas que lhes deram origem e as possibilidades de reprodução… foi um dia na procura da descoberta da via do ambiente… Em Português trabalharam textos sobre alimentos e em Matemática situações problemáticas com frutos. Os professores das AECS continuaram os trabalhos dos professores titulares com elaboração de materiais alusivos à alimentação.

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5

powered by WordPress Multibox Plugin v1.3.5