A Rota dos instrumentos Musicais no Mapa Mundo...

 

Durante o ano letivo os alunos foram descobrir à volta do mundo, instrumentos musicais, história e costumes dos vários povos, culturas diferentes, bem como a origem desses instrumentos musicais. Alguns instrumentos tiveram uma rota levados pela navegação ultramarina, outros surgiram ligados aos modos de produção das suas gentes e ainda outros pelo convívio com a natureza.

Fomos descobrir novos ritmos, danças, culturas, tradições. Alguns instrumentos regressam mesmo à evolução do hominídeo, ao tempo da caça e surgimento do fogo.

Os instrumentos musicais surgem também como defesa em tempo de guerra, marcando compasso e ritmo dos combates, outros eram tocados para afastar demónios e até levarem as almas para o outro mundo. A música e os sons são também um meio de comunicação, comunicam festa, morte, guerra...ainda hoje, temos os foguetes, sinos das igrejas, sirenes dos bombeiros, fanfarras militares...

Pelo quadro silábico podem ver a origem dos instrumentos musicais e a bandeira dos países...

 

Nos casos de leitura, também abordamos instrumentos musicais e a sua origem...

 

MÉTODO MISTO "APRENDER A LER A CANTAR"

É um trabalho realizado com um método misto com uma forte interdisciplinaridade, com introdução de figuras rítmicas e sua duração musical, acompanhado de leitura silábica. Tem sementes de Jean Qui Rit,pois leva gestos associados a vogais e consoantes. A consciência fonológica é conseguida de forma espontânea e livre na associação ao instrumento musical e no movimento dos orgãos da boca e com  os sons reproduzidos. Os instrumentos muitas vezes servem para reprodução desses ritmos na divisão silábica, com leitura de frases, poemas, canções... São utilizados cânones musicais  para trabalharem os sons silábicos dos instrumentos e das vogais consoantes.

O  alfabeto desportivo é associado à forma da escrita, como se fosse uma fórmula matemática, partindo do simples para o complexo. Vamos dar um exemplo, mas podem toda a associação desta forma de escrita, nas fotos no site. Partimos da vogal "I", "g" e só mais tarde, surge o "J" ou o H=J+C. Este trabalho encontra-se associado aos algarismos, começamos com o 1, porque é o "p" - 1, p . Partimos sempre do corpo para o exterior, temos um nariz e uma boca, dois olhos, duas mãos, cinco dedos e nas duas mãos 10 dedos... Também a guitarra clássica do professor Ismael tem os 10 algarismos. Depois partimos para casos concretos de material escolar, lápis, borrachas, afias... e partimos para o grupo, quantos dedos têm os alunos todos nas mãos? Ou quantas orelhas temos aqui dentro da sala? Até chegarmos ao cuisenaire e com transfer para o MAB com jogos de cálculo mental.  O nosso corpo é descoberto numa linguagem matemática, código de comunicação em símbolo e sempre com muita  música.

As músicas desenham na letra musical, as curvas das vogais e consoantes, associadas aos instrumentos musicais. Existe um movimento próprio e gesto associado ao som de cada letra.

Até breve!

Visite o servidor profismael :http://profismael.dynip.sapo.pt