|
||||||||||||||||||||
Projeto: |
Visite o nosso novo Espaço"Aldeia Descobre o Saber" Este espaço é próprio para a publicação de trabalhos da Escola da Estradinha-Sendim... Regresso à Escola... Mapa do concelho de Felgueiras- Freguesia de Sendim e um pouco da sua história.
Escola de Estradinha-Sendim Esta Escola Básica fica
situada no concelho de Felgueiras, junto a Santa Quitéria. Uma escola
com uma imagem simpática, confortável arquitetónica e com muitas
atividades, incluindo xadrez. O xadrez além de um DESPORTO é uma
ARTE e CIÊNCIA. Pessoalmente, fiquei apaixonado pela escola, ao
descobrir esta atividade desportiva, em que os alunos com falta de
espaços cobertos para a prática desportiva no inverno, podem exercitar a
mente neste desporto. É só um exemplo de pensar a arte e ciência nas
escolas! Espetáculo!
Apresento o meu
novo site para esta escola para os Pais e Encarregados de Educação
acompanharem melhor todo o nosso trabalho. Aproveitamos para desejar um
excelente Ano letivo a toda a Comunidade Educativa e todos os
profissionais Educativos.
DIA
DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO
Dia da Consciencialização do Autismo, os alunos da
turma4N, trabalharam a obra “Pedro Abraço, o menino autista”.
Realizaram composições com o resumo da obra e deram a sua opinião sobre
o autismo, com estes textos foram elaborados livros digitais, que podes
consultar nesta página. O valor da diferença e a sua riqueza para todos
foi explorado. Os alunos vieram vestidos com uma peça de roupa azul,
porque este problema atinge mais os meninos. Em cada 150 pessoas, existe
uma com autismo. No campo construímos um laço azul com os alunos. A
disciplina de Educação Especial interveio nas salas de aulas com
atividades.
Se não respeitarmos as várias formas de ver o Mundo, de pensar e
entendermos o Universo, não é possível desenvolver uma sociedade com
valores. Foram expostos cartazes e passamos filmes com crianças com este problema.
Hoje, investimos na construção de uma sociedade mais bem preparada e com valores humanos, onde todos têm
lugar para aprenderem e serem felizes. Os alunos gostaram muito da obra
“Pedro Abraço”, porque tal como este Pedro Abraço, também a turma 4N,
aprendeu a ler e a escrever com um método original do professor Ismael,
é um método misto que se insere nas sementes de Jean Qui Rit, mas
desenvolvido com integração de figuras de ritmo musicais, vários
instrumentos musicais, cânones e melodias, bem como jogos de movimentos
de corpo e voz.
Site da turma 4N, da Escola de Santa Comba:
http://profismael.dynip.sapo.pt/turma4n
Este site contém ficheiros para o
acompanhamento da turma 4N, da Escola de Santa Comba-Vila Meã.
Ficheiros e
explicação do Hospital das Palavras Ficheiros:
Ficheiros
e Grelha para avaliar a Leitura:
Grelha de
avaliação da leitura
Ficheiros e Grelha para avaliar
a Escrita:
Ficheiros e Grelha para as Olimpíadas da Ortografia
No Dia dos Afetos, a turma do 4N, da Escola de
Santa Comba-Vila Meã, trabalhou o romance de D.Pedro I e D.Inês de
Castro. Este trabalho foi realizado com fichas interdisciplinares do
tema de Estudo do Meio, com a História de Portugal e conceitos
matemáticos, bem como ficha de leitura de um texto e análise gramatical.
O reconto da história, com pesquisa da biografia das personagens
históricas pelos alunos foi publicado. Realizaram desenhos sobre o
romance e foram visualizados vídeos. Por fim, escreveram cartas de
amizade a um colega ou declarações secretas. :) Ficheiros trabalhados em sala de aula:
Um pouco ao estilo de Almeida Garrett, antes de viajarmos no mundo,
temos de viajar na nossa terra. Esta viagem foi uma pesquisa
realizada pelos alunos sobre o rio Odres ou Odes e agora vamos falar
dos rios maiores de Portugal. Acabamos a construir uma composição
com todas as ideias dos alunos e a debater os vários conceitos dos
rios, bem como os cuidados a ter com a água.
Pesquisa sobre o rio Odres ou Odes. O rio Odres nasce em Santiago Figueiró.
Este rio tem o nome de Odres ou Odes. Tem um percurso de 14,2Km,
passando por Travanca, Oliveira, Vila Meã e Constance. Este é o rio
mais perto da minha localidade. Este rio desagua no rio Tâmega, na
zona de Marco de Canavezes. É um rio muito útil para as povoações,
pois serve de lazer com a atividade da pesca, praia fluvial, serve
para regar a agricultura e alimento para os animais. As suas margens
são ricas para a produção agrícola. Existem cinco tipos de peixes
neste rio: truta fário, barbo-comum, escalo, boga e enguia. Além de
outras utilidades, também serve de fonte de alimentação para as
populações. Existem vários tipos de flora, como matas ribeirinhas,
manchas de floresta mista, surgem muitos amieiros, carvalhos, rochas
nuas, falésias interiores, áreas agrícolas, matas e culturas
arbustivas. Ao existirem várias espécies vegetais nas suas margens,
muitas soltam flores e frutos na água, pelo que acabam de depositar
as sementes encostadas ao solo e rochas e germinar. De Inverno,
quando chove muito, por vezes, o caudal do rio aumenta, inundando as
margens. De Verão, a sua água límpida e transparente é ótima para
nadar e pescar, pois conseguimos ver os peixes, mas também leva
menos água.
Siga os nossos trabalhos diários nas páginas do
facebook. Nova página com Centro de Recursos para o
1ºciclo. NOVO CENTRO
DE RECURSOS
Centro de recursos Profismael.
Este espaço contém fichas de
várias disciplinas para abordar nas aulas. LEITURAS DIGITAIS: Trabalho realizado no Dia
Internacional da Deficiência...a importância dos Direitos Humanos e
dos Direitos Fundamentais numa sociedade devem ser construídos desde
muito cedo... |
Visite a página "Aprender a Ler a Cantar." Os trabalhos e atividades da minha turma...
| ||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||
Página reservada com material
para professores.
|
Novidades de Atividades na Escola de Santa Comba-Vila MeÃ: Pode seguir mais atividades na página "Aprender a Ler a Cantar |
|||||||||||||||||||
Visite o nosso projeto "No Poupar Está¡ o
Ganho!" Os alunos com os Pais e
Encarregados de Educação, construíram os mealheiros da Escola de Figueiró.
|
||||||||||||||||||||
WebMaster: mailto:ismael_bonifacio@hotmail.com | ||||||||||||||||||||