REGIME DE FRUTA ESCOLAR

RELATÓRIO

Escola Básica de Estradinha, Sendim

 

2022 - 2023

 

     Relativamente ao Programa do RFE, o Centro Escolar de Sendim realizou diversas atividades destinadas às 21 crianças da Educação Pré-escolar e aos 23 alunos do 1º Ciclo, com o objetivo de lhes estimular o consumo saudável e diário de fruta. Sendo este projeto multidisciplinar que engloba áreas diversas como as Ciências Experimentais, a Gastronomia, a Língua Portuguesa, o Estudo do Meio, a Formação Pessoal e Social, a Promoção da Saúde, a Matemática, as Expressões, Projeto Promoção e Educação para a Saúde (PPES) e o Passezinho, foi-nos possível realizar várias atividades.

Através dos frutos, e das atividades realizadas destacamos os seguintes objetivos:

Descobrir a importância de comer fruta;

Incentivar o consumo frequente de fruta;

Descobrir diversas formas decorativas com fruta como por exemplo decoração de pratos alimentares (dia da alimentação)

Sensibilizar as famílias para a importância do consumo regular da fruta (panfletos)

Explorar os cinco sentidos: descobrindo os frutos pelo: tato, visão, olfato e paladar;

       Descobrir as frutas da respetiva estação do ano;

      Proporcionar noções de Matemática tais como: maior, menor, igual, mais, menos, tanto como…; inteiro/ metade;

      Explorar através das frutas noções de quantidade, de geometria, de número…

      Proporcionar aos alunos/crianças o gosto pela leitura;

Explorar canções relacionadas.

 

Descrição das ações realizadas:

Para além de muitas outras atividades, destacamos as seguintes:

Através da contagem das frutas que estão dentro da terrina e as frutas que estão fora os alunos/crianças associam a quantidade ao respetivo número e a noção de dentro e fora.

Elaboram situações problemáticas envolvendo as frutas;

Com as frutas criam conjuntos, aplicando também as noções de interior, fronteira e exterior;

Elaboram, leem e declamam quadras relacionadas com as frutas;  

Entoam e memorizam canções relacionadas com diversos frutos.

Executam diferentes grafismos para chegar até à fruta, exercitando assim a motricidade fina;

Praticam jogos de memória com cartas para desenvolver a memória e o conhecimento de novas frutas;

Canções como “o comboio das frutas”/”Roda da Alimentação”/Música dos seres vivos e outras que se encontram no Youtube.

Realizam atividades com as frutas: fichas de trabalho, decoração de pratos, panfletos, recorte e colagem dos frutos na roda dos alimentos, etc.

Cultivo de frutos …

Durante o ano realizaram-se várias atividades, entre elas destacamos as seguintes evidências:

 

Leitura e exploração de histórias:                      

História a lagartinha muito comilona explorada em                                                                                                  

 PowerPoint no PC da sala e  em teatro de fantoches.         

https://www.youtube.com/watch?v=EnabBROHslY

                                                                                                  

                                                

 

 

 

História “ A menina que não gostava de fruta” explorada em livro

 

 

Panfleto elaborado nas salas e levado às famílias para sensibilização da importância de uma alimentação saudável e ingestão frequente de fruta:

 

Atividade relacionada com o Dia da Árvore. A escolha da planta laranjeira, as suas carateristicas e o valor da laranja(citrinos) como vitamina, bem como as folhas da laranjeira e a sua utilização no chá, mencionado na atividade do PAA- “Chá com Livros e Música”.

 

 

 

 

O 4º ano desenvolveu um trabalho sobre os citrinos e o povo que contribuiu para a sua proliferação desta árvore no nosso país. A razão da grande existência das fomosas laranjeiras no Sul do País(Algarve) foram os árabes a povoar esta planta.

 

 

Os frutos da nossa horta biológica(inserida no projeto Eco-Escolas), os morangos e o batido de leite /gelado de morango:

 

 

 

 

Propostas de trabalho:

 

A experiência dos frutos e as estações...

 

 

 

 

Canção das frutas:

 

 

 

 

 

Declamação e memorização de quadras/ poesias/lengalengas de frutas:

 

 

 

Utilização da fruta para noção de metade, terça parte…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confeção de espetadas de fruta e fruta laminada, com o a história do ouriço cacheiro. Trabalho interdisciplinar com os animais, a extinção das espécies e o valor alimentar dos frutos para o Homem e para os animais:

 

 

 

 

 

 

 

 

Música em karaoke da Roda dos Alimentos:

 

https://www.youtube.com/watch?v=D--lg834TXw

 

 

 

Trabalho interdisciplinar com Estudo do Meio/Música

 

https://www.facebook.com/ESCOLASANTACOMBA/videos/512489967063247

 

 

 

 

Experiência dos sentidos

 

 

Jogo dos sentidos:

 

 

Trabalho interdisciplinar na Feira de S.Martinho, pesar  os frutos, utilizando as medidas de massa. Conhecimento dos frutos e aproveitamento para nesse dia explorar a história do “Ouriço Cacheiro” e a vida dos animais dependende das plantas e dos seus frutos. O valor da castanha e a sua origem, este fruto foi explorado pelo grupo do 4ºano.

 

 

 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gOMW8cNba8I

 

 

 

A origem do reco-reco minhoto e o fruto das pinhas- os pinhões. Muitos instrumentos musicais são de origem dos sons da natureza ou dos modos de produção...outros surgiram dos corpos de animais e plantas e até do esqueleto e corpo humano...a voz é o nosso primeiro instrumento musical. O valor do pinhão como fruto de outono e temos muitos outros frutos secos...

 

 

 

Viajamos dentro do país e fomos para a região do Minho, aproveitando para falar da divisão administrativa do país. O instrumento é o reco-reco, surgiu na zona onde existem muitos pinheiros. Ao raspar duas pinhas temos o som "r", do reco-reco.

 

 

Fomos observar no mapa as espécies florestais e perceber a cultura do nosso Povo. O serrote, ou o cabo do serrote, com uma serra de madeira e um pau de apoio fazem o som "r".

 

Os carpinteiros ao trabalharem as madeiras, perceberam que podiam construir um instrumento musical. Muitos grupos de Folclore utilizam este instrumento.

 

 

Somos um Povo ligado à agricultura e com as suas festas (vindimas, desfolhadas...), é nestas festas que nasce a música do reco-reco. A procura de trabalhar com alegria, um pouco como fazemos aqui na sala de aula. Aqui está ele e bem de origem portuguesa.

 

 

 

 

A origem das castanholas, a castanha como fruto, a sua origem e o castanheiro....  As castanholas são duas castanhas...e o caso de leitura as,es,is,os,us:

 

Chegamos ao caso de leitura as,es,is,os,us e o seu instrumento são as castanholas. Estima-se que as castanholas sejam de origem fenícia e que estejam dentro do território ibérico a pelo menos 3000 anos. Trazidas à região por conta intenso comércio marítimo que se dava no Mediterrâneo.Esse instrumento musical instalou-se na Espanha, Itália e outros países. Atualmente, as castanholas fazem parte da cultura tradicional espanhola. A escola “bolera” de dança, o fandango e o flamenco, entre outras manifestações culturais, usam castanholas. Vários gêneros populares latino-americanos também fazem uso desse instrumento. Implica o seu fabrico e por isso o castanheiro e a madeira castanho, castanheiro, uma árvore pré-romana. Considerada como a “árvore-do-pão” nas regiões a norte do Tejo, o castanheiro foi a base da alimentação antes da chegada da batata e a principal fonte de hidratos de carbono no norte da Península Ibérica. Esta árvore de folha caduca consegue crescer até aos 30 a 35 metros de altura e atingir diâmetros de até 12 metros, embora o tronco se torne oco à medida que a árvore envelhece. De grande longevidade, pode viver mais de mil anos. Se observarmos as castanhas e as castanholas são idênticas. Como tenho mencionado, muitos instrumentos musicais surgiram do convívio do Homem com a natureza e na observação dos seus sons. É normal que o homem ao alimentar-se e a comer em pratos, ou a trabalhar as madeiras, foram surgindo instrumentos musicais. Um pau a bater noutro faz sons e as castanholas têm a forma de dois pratos.

 

 

 

 

As nozes e o jogo da colher – Jogos tradicionais:

 

 

 

Mais um fruto seco muito bom para a memória e foram dadas informações que não devem ser partidas com a boca/dentes, mas com o pé ou um quebra-nozes.

 

 

A cenoura e o seu valor com o coelhinho da Páscoa...

Também plantamos na nossa horta as nossas hortaliças...

 

No próximo ano letivo vamos cultivar galinhas ou coelhos com os restos da nossa horta e cantina...

 

Partilha no facebook da escola para o incentivo do consumo de frutas e de legumes. Entoação da canção: Eu sou um coelhinho

Link:     https://www.youtube.com/watch?v=qhb6UKGJA98

 

Festejar a Páscoa.

 

 

 

 

 

A dulçaina e o caso ça,ço,çu...este instrumento nasce da educação entre os mais velhos e as crianças. Quando as crianças acompanhavam os adultos na agricultura, faziam "palhinhas" de centeio para tocar música. Assim é a origem deste instrumento musical. Não se sabe muito bem a sua origem de país, mas passou de geração em geração e desenvolveu-se mais em países onde foram celeiros do mundo.

 

Vídeo a executar a dulçaina: https://youtu.be/iByA2dx3eRE

 

 

Vídeo como organizar uma horta do prof Ismael: https://youtu.be/9neSIa8tz0w

 

 

 Projeto PES- Saúde: Atividade desportiva com o 3º ano e 4ºano de Escolaridade. Foram trabalhados conceitos da Alimentação e do corpo humano...

 

 

 

 

Centro Escolar de Sendim, 16 de julho de 2023

O coordenador de estabelecimento

 

Ismael Magalhães