REGIME DE FRUTA ESCOLAR
RELATÓRIO
Escola Básica de
Estradinha, Sendim
2022 - 2023
Relativamente ao Programa
do RFE, o Centro Escolar de Sendim realizou diversas atividades destinadas às
21 crianças da Educação Pré-escolar e aos 23 alunos do 1º Ciclo, com o objetivo de lhes estimular o consumo saudável e diário de
fruta. Sendo este
projeto multidisciplinar que engloba áreas diversas como as Ciências
Experimentais, a Gastronomia, a Língua Portuguesa, o Estudo do Meio, a Formação
Pessoal e Social, a Promoção da Saúde, a Matemática, as Expressões, Projeto
Promoção e Educação para a Saúde (PPES) e o Passezinho, foi-nos possível
realizar várias atividades.
Através dos frutos, e das
atividades realizadas destacamos os seguintes objetivos:
Descobrir a importância de comer fruta;
Incentivar o consumo frequente de fruta;
Descobrir diversas formas decorativas
com fruta como por exemplo decoração de pratos alimentares (dia da alimentação)
Sensibilizar as famílias para a
importância do consumo regular da fruta (panfletos)
Explorar os cinco sentidos: descobrindo
os frutos pelo: tato, visão, olfato e paladar;
Descobrir as frutas da respetiva estação do ano;
Proporcionar noções de Matemática tais como: maior, menor, igual, mais,
menos, tanto como…; inteiro/ metade;
Explorar através das frutas noções de quantidade, de geometria, de
número…
Proporcionar aos alunos/crianças o gosto pela leitura;
Explorar canções relacionadas.
Descrição
das ações realizadas:
Para
além de muitas outras atividades, destacamos as seguintes:
Através
da contagem das frutas que estão dentro da terrina e as frutas que estão fora
os alunos/crianças associam a quantidade ao respetivo número e a noção de
dentro e fora.
Elaboram
situações problemáticas envolvendo as frutas;
Com
as frutas criam conjuntos, aplicando também as noções de interior, fronteira e
exterior;
Elaboram,
leem e declamam quadras relacionadas com as frutas;
Entoam
e memorizam canções relacionadas com diversos frutos.
Executam
diferentes grafismos para chegar até à fruta, exercitando assim a motricidade
fina;
Praticam
jogos de memória com cartas para desenvolver a memória e o conhecimento de
novas frutas;
Canções
como “o comboio das frutas”/”Roda da Alimentação”/Música dos seres vivos e
outras que se encontram no Youtube.
Realizam
atividades com as frutas: fichas de trabalho, decoração de pratos, panfletos,
recorte e colagem dos frutos na roda dos alimentos, etc.
Cultivo
de frutos …
Durante o ano realizaram-se várias
atividades, entre elas destacamos
as seguintes evidências:
Leitura e exploração de histórias:
História a
lagartinha muito comilona explorada em
PowerPoint no PC da sala e em teatro de fantoches.
https://www.youtube.com/watch?v=EnabBROHslY
|
|
História “ A menina que não
gostava de fruta” explorada em livro
Panfleto elaborado nas salas
e levado às famílias para sensibilização da importância de uma alimentação
saudável e ingestão frequente de fruta:
Atividade relacionada com o Dia
da Árvore. A escolha da planta laranjeira, as suas carateristicas e o valor da
laranja(citrinos) como vitamina, bem como as folhas da laranjeira e a sua
utilização no chá, mencionado na atividade do PAA- “Chá com Livros e Música”.
|
|
|
|
O 4º ano desenvolveu um
trabalho sobre os citrinos e o povo que contribuiu para a sua proliferação
desta árvore no nosso país. A razão da grande existência das fomosas
laranjeiras no Sul do País(Algarve) foram os árabes a povoar esta planta.
Os frutos da nossa horta biológica(inserida no
projeto Eco-Escolas), os morangos e o batido de leite /gelado de morango:
Propostas de trabalho:
A experiência dos frutos e as estações...
|
|
|
Canção
das frutas:
Declamação e memorização de quadras/
poesias/lengalengas de frutas:
|
|
Utilização
da fruta para noção de metade, terça parte…
|
|
Confeção de espetadas de fruta e fruta laminada, com o a
história do ouriço cacheiro. Trabalho interdisciplinar com os animais, a
extinção das espécies e o valor alimentar dos frutos para o Homem e para os
animais:
Música em karaoke da Roda dos Alimentos:
https://www.youtube.com/watch?v=D--lg834TXw
Trabalho interdisciplinar com Estudo do Meio/Música
https://www.facebook.com/ESCOLASANTACOMBA/videos/512489967063247
Experiência
dos sentidos
Jogo dos sentidos:
|
|
Trabalho interdisciplinar na Feira de S.Martinho, pesar os frutos, utilizando as medidas de massa.
Conhecimento dos frutos e aproveitamento para nesse dia explorar a história do
“Ouriço Cacheiro” e a vida dos animais dependende das plantas e dos seus frutos.
O valor da castanha e a sua origem, este fruto foi explorado pelo grupo do
4ºano.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gOMW8cNba8I
A origem do
reco-reco minhoto e o fruto das pinhas- os pinhões. Muitos instrumentos
musicais são de origem dos sons da natureza ou dos modos de produção...outros
surgiram dos corpos de animais e plantas e até do esqueleto e corpo humano...a
voz é o nosso primeiro instrumento musical. O valor do pinhão como fruto de
outono e temos muitos outros frutos secos...
Viajamos
dentro do país e fomos para a região do Minho, aproveitando para falar da
divisão administrativa do país. O instrumento é o reco-reco, surgiu na zona
onde existem muitos pinheiros. Ao raspar duas pinhas temos o som "r",
do reco-reco.
Fomos observar
no mapa as espécies florestais e perceber a cultura do nosso Povo. O serrote,
ou o cabo do serrote, com uma serra de madeira e um pau de apoio fazem o som
"r".
Os
carpinteiros ao trabalharem as madeiras, perceberam que podiam construir um
instrumento musical. Muitos grupos de Folclore utilizam este instrumento.
Somos um Povo
ligado à agricultura e com as suas festas (vindimas, desfolhadas...), é nestas
festas que nasce a música do reco-reco. A procura de trabalhar com alegria, um
pouco como fazemos aqui na sala de aula. Aqui está ele e bem de origem
portuguesa.
A origem das
castanholas, a castanha como fruto, a sua origem e o castanheiro.... As castanholas são duas castanhas...e o caso
de leitura as,es,is,os,us:
Chegamos ao caso de leitura as,es,is,os,us e o
seu instrumento são as castanholas. Estima-se que as castanholas sejam de
origem fenícia e que estejam dentro do território ibérico a pelo menos 3000
anos. Trazidas à região por conta intenso comércio marítimo que se dava no
Mediterrâneo.Esse instrumento musical instalou-se na Espanha, Itália e outros
países. Atualmente, as castanholas fazem parte da cultura tradicional
espanhola. A escola “bolera” de dança, o fandango e o flamenco, entre outras
manifestações culturais, usam castanholas. Vários gêneros populares
latino-americanos também fazem uso desse instrumento. Implica o seu fabrico e
por isso o castanheiro e a madeira castanho, castanheiro, uma árvore
pré-romana. Considerada como a “árvore-do-pão” nas regiões a norte do Tejo, o
castanheiro foi a base da alimentação antes da chegada da batata e a principal
fonte de hidratos de carbono no norte da Península Ibérica. Esta árvore de
folha caduca consegue crescer até aos 30 a 35 metros de altura e atingir
diâmetros de até 12 metros, embora o tronco se torne oco à medida que a árvore
envelhece. De grande longevidade, pode viver mais de mil anos. Se observarmos
as castanhas e as castanholas são idênticas. Como tenho mencionado, muitos
instrumentos musicais surgiram do convívio do Homem com a natureza e na
observação dos seus sons. É normal que o homem ao alimentar-se e a comer em
pratos, ou a trabalhar as madeiras, foram surgindo instrumentos musicais. Um
pau a bater noutro faz sons e as castanholas têm a forma de dois pratos.
|
|
|
As nozes e o
jogo da colher – Jogos tradicionais:
Mais um fruto
seco muito bom para a memória e foram dadas informações que não devem ser
partidas com a boca/dentes, mas com o pé ou um quebra-nozes.
A
cenoura e o seu valor com o coelhinho da Páscoa...
Também
plantamos na nossa horta as nossas hortaliças...
No
próximo ano letivo vamos cultivar galinhas ou coelhos com os restos da nossa
horta e cantina...
Partilha no facebook da escola para o incentivo do consumo de frutas e
de legumes. Entoação da canção: Eu sou um coelhinho
Link: https://www.youtube.com/watch?v=qhb6UKGJA98
Festejar
a Páscoa.
A dulçaina e o
caso ça,ço,çu...este instrumento nasce da educação entre os mais velhos e as
crianças. Quando as crianças acompanhavam os adultos na agricultura, faziam
"palhinhas" de centeio para tocar música. Assim é a origem deste
instrumento musical. Não se sabe muito bem a sua origem de país, mas passou de
geração em geração e desenvolveu-se mais em países onde foram celeiros do
mundo.
Vídeo a executar a dulçaina: https://youtu.be/iByA2dx3eRE
Vídeo como organizar uma horta do prof Ismael: https://youtu.be/9neSIa8tz0w
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Centro
Escolar de Sendim, 16 de julho de 2023
O
coordenador de estabelecimento
Ismael
Magalhães